Skip directly to content

Produtores com melhor performance no Soja Plus serão premiados na Bienal da Agricultura

Produtores com melhor performance no Soja Plus serão premiados na Bienal da Agricultura

18/06/2015 - 14:15

A Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais premiará, no dia 31 de agosto, quatro produtores de soja de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul que apresentaram a melhor performance no  Soja Plus, programa desenvolvido pela instituição de gestão econômica, social e ambiental da soja brasileira. A premiação acontecerá durante a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Centro, que será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS.

O Soja Plus capacita gratuitamente o produtor rural distribuindo cartilhas e promovendo cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, novo código florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho.

A Bienal da Agricultura acontece a cada dois anos, realizada rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. O evento é organizado pela Famasul – Federação da Agricultura  e Pecuária de MS, pela Famato – Federação da Agricultura e Pecuária de MT, pela Faeg – Federação da Agricultura de Goiás e pela Fape-DF – Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal. O tema desta edição é “Conectando o campo e a cidade”.

A Abiove realizará também na Bienal da Agricultura o 5º Seminário Nacional Soja Plus 2015, no dia 31 de agosto, a partir das 14h30. Para o diretor da Abiove, Bernardo Pires, o evento apresentará os resultados obtidos com o programa em quatro Estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. “Mostraremos aos participantes no início um vídeo sobre a sustentabilidade da soja. O evento contará com a participação de personalidades do agro, como o presidente da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk, o presidente da Abiove, Carlos Lovatelli, o presidente da Famato, Rui Prado e o vice-presidente do Banco do Brasil, Osmar Dias, que irão compor a mesa de autoridades na abertura do evento”.

No seminário, o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Mauricio Saito, o Superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo do Sistema Faemg, Pierre Vilela; o diretor da Aiba – Associação de Irrigantes do Oeste da Bahia, Ivonir Mais e Ricardo Tomczyk falarão sobre as experiências dos produtores de seus Estados com a implantação do Soja Plus.

“Os premiados, dois de Mato Grosso e dois de Mato Grosso do Sul, se destacaram nos indicadores ambientais, sociais e econômicos do Programa Soja Plus e os resultados dessas performances serão conhecidas pelo público da Bienal da Agricultura”, ressalta Pires.

Após a premiação, os sojicultores relatarão suas experiências. Haverá também uma coletiva de imprensa com os representantes, palestrantes e premiados. “A Abiove viu como uma grande oportunidade aliar o 5º Seminário Soja Plus com a Bienal, devido à relevância do evento no cenário nacional. Isso vai fortalecer ainda mais o programa em relação aos produtores de Mato Grosso do Sul, uma vez que os mesmos conhecerão o trabalho desenvolvido pela Abiove. “, salienta Pires.

Com eventos paralelos, palestras, workshops e painéis de discussão, a Bienal da Agricultura apresentará questões estratégicas do setor. Além de demonstração de tecnologias de empresas ligadas ao setor, o evento terá discussões técnicas de temas específicos nas áreas da agricultura, pesquisa, ciência, tecnologia, clima e educação.

Sobre a Bienal – A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).

A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.

Conta também com o apoio institucional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA – Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.