Skip directly to content

Produtores de assentamentos rurais em Terenos recebem certificação do Senar/MS na sexta-feira

Produtores de assentamentos rurais em Terenos recebem certificação do Senar/MS na sexta-feira

26/03/2015 - 16:30

Um grupo de 290 produtores e trabalhadores rurais em Terenos receberá certificado de conclusão de cursos oferecidos pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A cerimônia será realizada nesta sexta-feira (27), às 10h, na sede da Cooplaf – Cooperativa para a Pecuária de Leite Mista e Agricultura Familiar.

Com apoio e mobilização do Sindicato Rural de Terenos, foram oferecidas 10 turmas de qualificações voltadas a FPR – Formação Profissional Rural, PS – Promoção Social e uma de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, com vertente em Bovinocultura de Leite, intermediada pelo Pronatec Agro – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Na região de Terenos, o Senar/MS atendeu aos assentamentos Patagônia, Nova Querência, Santa Mônica, Campo Verde, Nova Aliança, 7 de Setembro e Santa Dorotéia. Segundo o presidente do Sindicato Rural, João Borges dos Santos, as qualificações foram importantes por levar informação e conhecimento a um público que enfrenta dificuldades de acesso aos cursos. “A equipe do Senar/MS realizou um trabalho abrangente e o resultado foi a participação ativa dos assentados. A maioria destes pequenos produtores não possui acesso a capacitações e por isso, como mobilizadores, nós indicamos os assuntos mais solicitados”, ressaltou.

Santos lembrou que o sindicato já encaminhou um cronograma de solicitações de cursos ao Senar/MS com objetivo de atender mais produtores e dar continuidade ao trabalho realizado em 2014. “Enviamos as solicitações de capacitações para este ano e queremos intensificar o atendimento feito pela equipe do ATER – Atendimento Técnico e Extensão Rural, que tem apresentado resultados positivos entre os participantes”, concluiu.

Programas especiais do Senar/MS – No mês de abril, o programa Mais Leite, vinculado ao ATER, completa um ano de atendimento em Terenos. A iniciativa acompanha 168 produtores que atuam na produção leiteira. A meta é encerrar o primeiro semestre com 192 participantes e a metodologia de trabalho é focada na meritocracia, aliando consultorias técnica e gerencial promovidas mensalmente, além de capacitações realizadas a cada dois meses.

Também desenvolvido pelo Senar, o programa NCR – Negócio Certo Rural é outro que obteve resultado positivo, com sete turmas totalizando 123 produtores dos assentamentos Santa Mônica, 7 de Setembro, Nova Aliança, Nova Querência, Campo Verde e Santa Doroteia. Realizado em parceria com o Sebrae/MS – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, o programa tem objetivo de contribuir para melhoria da gestão da propriedade rural, com foco no empreendedorismo. A equipe do NCR orienta e realiza um diagnóstico da propriedade, apresentando a viabilidade do negócio e colaborando para o relacionamento do produtor com o mercado.