Skip directly to content

Produtores rurais comemoram inauguração de delegacia especializada em furtos de gado

Produtores rurais comemoram inauguração de delegacia especializada em furtos de gado

16/07/2015 - 16:45

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul comemoram a instalação de uma delegacia especializada em furtos de gado. Nesta quinta-feira (16), foi inaugurada a unidade do Garras – Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos, especializada em investigar e combater crimes de abigeato (furtos de gado). O espaço está localizado na sede da Acrissul – Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul e contará com uma equipe de investigadores especializados em atender demandas dos produtores rurais.

Para o diretor-secretário do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Ruy Fachini, o funcionamento da unidade especializada oferece segurança e alívio para os pecuaristas do Estado. “Há muito tempo que solicitamos ao Governo do Estado a implantação de uma unidade focada no abigeato, por isso, só temos que parabenizar a iniciativa do governador Reinaldo Azambuja e do diretor geral da Polícia Civil, Roberval Rodrigues”, ressaltou.

O funcionamento da delegacia é resultado do trabalho realizado desde o início do ano, quando equipes de investigadores da Polícia Civil desmantelaram três quadrilhas e 30 pessoas envolvidas em furtos de gado, recuperando cerca de 500 animais de várias regiões do Estado. A sala levará o nome do ex-policial Licínio Moreira de Almeida, que se destacou no combate ao crime de abigeato na primeira fase de funcionamento.

O delegado geral da Polícia Civil, Roberval Cardoso Rodrigues, apontou o apoio recebido pelas entidades representativas do setor rural, na conclusão dos casos ocorridos este ano. “Temos realizado desde o início do ano, uma força tarefa em conjunto com o sindicato de Campo Grande e Famasul, que custearam todos os fretes para devolução dos animais aos proprietários. Com o funcionamento de unidade especializada em abigeato esperamos acelerar o processo de investigação e resolução dos crimes de furto”, relatou.

A presidente do Sindicato Rural de Coxim (MS), Terezinha Cândido Silva afirmou que a iniciativa do governo será um alento aos bovinocultores da região, que são um dos mais atingidos com furto de animais. “Os produtores aqui da região ficam muito vulneráveis, pois, a maioria das propriedades está próxima ao Pantanal, o que dificulta o controle. O último levantamento detectou que mais de três mil cabeças foram furtadas e é por isso que sentimos um grande alívio”, reforçou a produtora.

Trabalho conjunto – O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Oskar Sthurk, lembra que o trabalho conjunto entre sindicato rural, Famasul e Polícia Civil começou em março deste ano, na primeira apreensão de animais roubados. “Na ocasião, a equipe do Garras recuperou 300 cabeças em apenas um ação. Eram animais de valor comercial elevado, por se tratarem de reprodutores. Houve uma dificuldade para transportar as reses e o sindicato e a Famasul arcaram com as despesas do frete, para devolver o rebanho ao proprietário”, relata.

Sturhk acrescenta ainda que a solicitação dos produtores já foi encaminhada em administrações anteriores, mas, só foi efetivada no atual governo. “Parabenizamos o delegado Roberval pelo trabalho da sua equipe e ao Governo do Estado por atender a gravidade da situação que oferecia prejuízos financeiros ao setor produtivo”, conclui.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja participou da cerimônia de inauguração e reconheceu o trabalho desenvolvido pela segurança pública no combate as organizações criminosas. “Em 1998 enfrentei uma situação de furto de gado, na propriedade de minha família e tivemos um retorno eficiente do Garras que, em cinco dias, encontrou os animais e os assaltantes. Nossa administração está empenhada em oferecer estrutura logística e até o final do ano aumentaremos o efetivo em 1.900 homens”, revelou.