Skip directly to content

Produtos de limpeza artesanais garantem economia de até 30% no orçamento familiar

Produtos de limpeza artesanais garantem economia de até 30% no orçamento familiar

21/05/2015 - 15:00

O custo com produtos de limpeza, higiene pessoal e ambiental pesa no orçamento familiar. Entretanto, com a fabricação caseira para consumo próprio, aproveitando e reaproveitando os recursos disponíveis na propriedade rural, pode-se obter uma economia de até 30%. Para reduzir os custos do lar utilizando produtos de alta qualidade e boa rentabilidade, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS oferece o curso Preparo Artesanal de Produtos de Limpeza, que acontecerá no município de Guia Lopes da Laguna, de 26 a 27 de maio.

A advogada e instrutora do Senar/MS, Rosita das Graças Teixeira, afirma que a fabricação destes produtos utiliza recursos naturais. “Podemos produzir sabão utilizando como ingredientes banha de porco velha, óleo de soja usado, farinha, fubá velho, mandioca e até mesmo frutas como mamão”, destaca.

O curso promove também a inclusão social. De acordo com a instrutora, o trabalho é feito de modo coletivo. “Existe integração total dos participantes, independente da classe social e formação. Realizamos o trabalho em grupos, estimulando as relações e fortalecendo laços”, ressalta.

A cidadania é praticada através da preservação do meio ambiente. Durante todo o processo de fabricação é feita a conscientização sobre o descarte correto dos produtos, principalmente os químicos. “O reaproveitamento dos recursos é importante, pois reduz a quantidade de resíduos que podem poluir o meio ambiente, como por exemplo, o óleo de soja”, afirma Rosita, que considera fundamental a preservação ambiental no processo de preparo dos produtos de limpeza.

O curso ensina técnicas de fabricação de sabões em barra, líquidos, em pó e em gel, preparo de desinfetantes, detergentes, limpa-piso, amaciante, entre outros. “Estes produtos atendem a higiene ambiental e corporal da família. Podem ser utilizados em várias situações, como por exemplo, o sabão de álcool líquido que serve para uso geral”, explica a instrutora. Os produtos possuem prazo de validade que varia de 2 meses a 2 anos, dependendo da utilização.

Segundo o último relatório do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tomando-se em consideração os gastos obtidos na manutenção do lar; artigos de limpeza, higiene e cuidados pessoais, produtos para cabelo, sabonete, instrumentos e produtos de uso pessoal, há um desembolso mensal de aproximadamente 24% em relação ao orçamento familiar, considerando uma renda média de até R$ 830.

Com carga horária de 16 horas, o curso de Preparo Artesanal de Produtos de Limpeza apresenta abordagens sobre as técnicas de fabricação, medidas de segurança e embasamento teórico. Dos dias 25 a 30 de maio, o Senar /MS oferece 79 cursos e capacita mais de 1.100 produtores e trabalhadores rurais em Mato Grosso do Sul. Para mais informações, acesse o site www.senarms.com.br, ligue no (67) 3320-9700 ou entre em contato com o Sindicato Rural do município onde o curso será realizado.