Skip directly to content

Programa Agro.BR ‘turbina’ exportações de empresa em Campo Grande e produtor rural vislumbra novos mercados

DO BRASIL PARA O MUNDO!

Programa Agro.BR ‘turbina’ exportações de empresa em Campo Grande e produtor rural vislumbra novos mercados

Iniciativa auxiliou na desburocratização da comercialização de sementes de pastagens para outros países.
04/12/2020 - 09:45

Ao buscar as orientações técnicas do programa Agro.BR, uma parceria entre CNA, Senar e Apex Brasil, o produtor rural Marcelo Rios “turbinou” a comercialização de sementes de pastagens para outros países. Com menos burocracia e muito mais agilidade nos trâmites aduaneiros, o empresário de Campo Grande já vislumbra novos mercados internacionais, por isso é o case de sucesso da série #Transformando Vidas” da semana.

“A gente tinha muita dificuldade em algumas questões ligadas à exportação. Com o Agro.BR tudo foi se esclarecendo, ficando muito mais fácil. A empresa já exportava há cerca de quatro anos, sempre de forma indireta, nunca exportação direta”, lembra.

As orientações técnicas do programa Agro.BR, segundo Marcelo, foram fundamentais no processo de documentação para a venda das sementes para a Bolívia, incluindo suporte para os trâmites da carga para exportação, contato com despachantes aduaneiros, transportadoras habilitadas e agentes bancários.

“Agilizou muito e mudou o processo de exportação da empresa, que passou a ser direto do embarque na indústria para o desembarque no destino. Deu uma turbinada, porque estava tudo em marcha lenta, tudo devagar. Às vezes o processo voltava devido a erros ‘disso’ ou ‘daquilo’. Dessa vez foi muito mais rápido; simplificou e a coisa andou”, resume.

Com as melhorias registradas na empresa e uma equipe já capacitada, com as recomendações técnicas do programa, Marcelo já pensa em expandir seu negócio para outros mercados internacionais.

“Vou aproveitar que está dando certo para abrir novas portas, buscar novos clientes e parceiros. Pois a burocracia era uma das barreiras do negócio. Recomendo a todo empresário que busque o Agro.BR., porque a gente passa muita dificuldade e, muitas vezes, não sabe que tem esse apoio do Senar/MS, que oferece os serviços sem custo nenhum”, ressalta.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Acesse nosso canal no YOUTUBE e veja outros depoimentos.

No site e redes sociais, você confere outras notícias sobre Agro.BR nas editorias ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu