Skip directly to content

Programa de Agricultura de Precisão é suporte para maior produtividade nas propriedades rurais

Programa de Agricultura de Precisão é suporte para maior produtividade nas propriedades rurais

30/01/2015 - 17:00

Mato Grosso do Sul ocupa a 5ª posição no ranking nacional da produção de grãos, ficando atrás do vizinho Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, respectivamente. Apesar dos investimentos realizados nos últimos anos, o setor agrícola demanda intensificação das ações de gerenciamento agrícola e de utilização de novas tecnologias.

Atento a realidade local, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural está implementando o Programa de Agricultura de Precisão, um projeto amplo abordando assuntos que vão desde a saúde e segurança do trabalhador, até operação e manutenção preventiva de maquinários com utilização de tecnologia embarcada, ou seja, que já saem da fábrica munidos com equipamentos de alta tecnologia como sensores, por exemplo.

Com a utilização de ferramentas como o GPS – Sistema de Posicionamento Global, o GIS – Sistema de Informações Geográficas e máquinas de aplicação localizada de insumos com taxas variáveis é possível analisar especificamente cada ponto da propriedade e identificar suas potencialidades. “Ao avaliarmos as particularidades poderemos priorizar os investimentos em áreas com maior potencial produtivo, garantindo assim o retorno econômico e a preservação ambiental”, detalhou a consultora responsável pelo programa, Vanusa Borges.

Apresentado durante a 19ª edição da Showtec, o simulador de agricultura de precisão é um instrumento que, como o nome já diz, possibilita ao participante o treinamento antecipado de atividades como distribuição e pulverização de insumos na lavoura. O programa é desenvolvido em seis módulos, por meio dos quais os participantes têm acesso inicialmente a informações sobre agricultura de precisão, operação e manutenção de semeadoras, adubadoras e distribuidoras de taxas variáveis. Na sequencia serão oferecidos os módulos de pulverização e monitoramento da colheita.

O consultor técnico da Famasul, Justino Mendes explicou que o simulador contribui para o aprendizado do aluno na situação prática, oferecendo mais segurança aos menos experientes. “Neste programa, os participantes aprenderão a utilizar os recursos disponíveis na tecnologia para aplicação de adubo, defensivos, coleta de dados para acompanhamento da lavoura e operação de máquinas (tratores, pulverizadores e colheitadeiras)”, detalhou.

Os sindicatos rurais de Maracaju, Bonito e Ponta Porã já sinalizaram interesse em levar o Programa de Agricultura de Precisão para esses municípios. Os produtores interessados em participar podem procurar o sindicato de sua região para obter mais informações.