Skip directly to content

Programa de Proteção de Nascentes realizado pelo Senar/MS cadastra 250 mananciais

Programa de Proteção de Nascentes realizado pelo Senar/MS cadastra 250 mananciais

04/12/2015 - 14:00

Sindicatos Rurais e produtores de todo país interessados em participar do concurso promovido pela CNA – Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil e pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, têm até sábado (5) para aderir ao programa de Proteção de Nascentes, que tem como objetivo proteger mananciais localizados nas propriedades rurais de todo território nacional.

No total, aproximadamente 250 nascentes foram cadastradas, atendendo os cinco passos que necessitam ser cumpridos pelos produtores participantes: identificar, cercar e limpar a nascente, controlar a erosão e replantar espécies nativas. Serão contemplados os sindicatos rurais e a regional do Senar com maior número de nascedouros registrados.

Em Mato Grosso do Sul, o Sistema Famasul e o Senar/MS promoveram uma força tarefa para divulgar a iniciativa que envolveu 13 sindicatos rurais, localizados nos seguintes municípios: Bonito, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Bela Vista, Paranaíba, Caracol, Terenos, Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Figueirão, Santa Rita do Pardo e Laguna Carapã.

Destaque na região sul do Estado, o município de Bela Vista contabilizou 49 nascentes cadastradas, sendo responsável por 19,2% de todos mananciais registrados pelo programa. O mobilizador do sindicato rural, Elvio Ferreira Rodrigues, ressalta que foi gratificante desenvolver o trabalho já que a maior parte dos produtores da região aprovou a ideia. “A maioria dos proprietários que visitei já cercava as minas d’água, como forma de preservação. Meu trabalho foi explicar o objetivo do programa e apresentar os passos de proteção, pois, contei com a colaboração de todos com quem conversei”, pontua.

O produtor Flávio Garibaldi, da fazenda Boy Jagua, cadastrou três nascentes na propriedade dedicada à pecuária de corte. Ele conta que desde cedo aprendeu com o genitor a proteger o meio ambiente a sua volta. “Em nossa propriedade meu pai sempre teve a preocupação de cuidar dos mananciais e ensinava isso para os filhos. Por isso, quando o Elvio conversou comigo já tinha cumprido quase todos os passos, só faltava cercar. Acredito que temos de pensar no futuro dos nossos descendentes e não somente no presente”, argumenta.

Para Rodrigues, a iniciativa do Senar/MS foi excelente e deve ter continuidade, mesmo com o encerramento do concurso. “Encontrei um cenário positivo aqui na região, com produtores que aprovaram e aderiram a um projeto de sustentabilidade local. Pretendemos dar continuidade ao programa, por entender sua importância para toda população”, conclui.

Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o programa de Proteção de Nascentes comprova a responsabilidade do setor produtivo rural. “A iniciativa demonstra que é possível produzir com sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Por isso queremos agradecer a confiança e apoio dos produtores que se empenharam, já que em algumas propriedades rurais foram identificadas até cinco nascentes”, explica.

Informações adicionais – Conheça mais sobre o programa de Proteção de Nascentes no link: http://protecaonascentes.strikingly.com/