Skip directly to content

Programa destina frutas e legumes de assentamento para comercialização

Programa destina frutas e legumes de assentamento para comercialização

16/04/2015 - 16:15

P

oncã, abóbora, pepino japonês, berinjela, milho verde e limão. Esta é a produção que será entregue nesta sexta-feira (17) à Ceasa – Centro de Abastecimento de Mato Grosso do Sul, resultado do investimento de 36 produtores do Assentamento Campo Verde, de Terenos, no plantio de hortaliças e frutas. A safra é a segunda remessa comercializada pelo grupo da Cooplaf – Cooperativa Mista Agrícola de Agricultura Familiar a partir da entrada do programa Hortfruti Legal do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS.

O programa tem como objetivo propor soluções para produção, mercado, industrialização e até mesmo do associativismo entre produtores. O foco é o desenvolvimento do produtor por meio do ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, aliado às capacitações do Senar/MS nas áreas de olericultura e fruticultura. “O primeiro passo é oferecer assistência técnica e gerencial da propriedade, em seguida vem a capacitação dos produtores e por último a comercialização, que foi a etapa alcançada pela Cooperativa”, esclarece o analista do Senar/MS, responsável pelo programa, Francisco Paredes.

Com a produção assistida, feita pelos técnicos do programa, o cultivo e a comercialização de legumes, frutas e hortaliças são impulsionados. “Enfrentamos várias dificuldades. Cultivávamos muito de um mesmo hortifrúti enquanto outros ficavam em falta. Plantávamos e não tínhamos por onde escoar o que era colhido. Como não produzíamos em escala, não conseguíamos garantir o fornecimento permanente aos clientes. Mas isso é passado”, explica Lucilha de Almeida, diretora da Cooplaf.

Após a primeira entrega de 55 caixas realizada na última terça-feira (14), a tendência agora é que o mercado abra cada vez mais espaço para venda dos produtos. “A qualidade dos legumes e frutas ofertadas atrai a atenção de futuros clientes. Dois supermercados de Campo Grande estão em fase de negociação para contratar o abastecimento permanente”, explica o agende de comercialização, Wilki Richard do Nascimento.

Com menos de um ano de existência a cooperativa possui mais de mil certificações obtidas com a participação dos produtores nos cursos de qualificação oferecidos pelo Senar/MS.