Skip directly to content

Programa do Senar/MS alia assistência técnica e planejamento da produção

Programa do Senar/MS alia assistência técnica e planejamento da produção

17/03/2015 - 16:30

Com o objetivo de levar ferramentas de gestão personalizada a pequenos produtores rurais, o programa NCR – Negócio Certo Rural completa cinco anos de funcionamento em 2015 e já modificou a vida de 1,4 mil pessoas em várias regiões de Mato Grosso do Sul. Durante a capacitação, os técnicos do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferecem assistência técnica e orientações de como aprimorar as atividades, alavancar os negócios e reduzir custos com a produção.

A meta da instituição é aumentar de 711 para 1.100 atendimentos este ano. Nesta quinta-feira (19) novas turmas iniciarão o treinamento nos seguintes municípios: Iguatemi, Rio Verde, Terenos, Ponta Porã, Maracaju, Dourados, Sidrolândia, Anaurilândia, Chapadão do Sul e Corumbá. A demanda foi encaminhada pelos sindicatos rurais possibilitando a formação de 18 turmas. Deste total, 12 cursos acontecerão em assentamentos rurais.

Segundo a coordenadora educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, o programa atende uma lacuna que existe no setor rural, principalmente nas pequenas propriedades, que é a inserção de um sistema de planejamento de custos e receitas. “O alcance do NCR é abrangente, pois, no primeiro momento explica a importância de se anotar todos gastos e ganhos que o produtor possui e no final da capacitação oferece assistência técnica e dicas para multiplicar os ganhos, como, por exemplo, investindo em outras culturas ou criações”, detalhou.

Mudança de hábitos – Uma das produtoras atendida na turma de 2014 foi Rosinei Ventura, da Comunidade São Luiz, no município de Itaquirai, região sul do Estado. Junto com a família trabalha no setor de avicultura e se mostrou satisfeita com o aprendizado e a assistência técnica recebida. “Antes de conseguir um lote, eu e meu esposo trabalhávamos como empregados rurais e não sabíamos como administrar a produção corretamente, tanto que tive algumas tentativas frustradas em outros negócios. Com o NCR aprendemos a anotar tudo o que se refere a nossa produção e também a produzir um plano de negócios. Estamos confiantes que daqui pra frente nosso lucro irá aumentar”, concluiu.

Dona Tercília da Silva, moradora na mesma comunidade, se dedica a atividade horticultura e contou que após a primeira aula, a primeira ação tomada foi a de comprar um caderno para praticar as técnicas aprendidas. “Eu não fazia ideia de como ter um controle da minha produção e quando comecei a praticar tudo ficou mais claro. O melhor foram as orientações para desenvolver outras atividades na propriedade como criação e pomar”, relatou.