Programa Soja Plus 2015 mostra sua eficiência na Bienal da Agricultura
Programa Soja Plus 2015 mostra sua eficiência na Bienal da Agricultura
Oferecer um programa de gestão rural eficiente para produtores rurais, que resultará em melhoria na produção e atendimento dos aspectos ambientais e sociais de uma empresa rural. Este é o objetivo do programa Soja Plus, desenvolvido desde 2011 pela Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais em parceria com instituições representativas do setor rural. Para demonstrar os resultados obtidos nos primeiros cinco anos de atividades, a Abiove promoverá o Seminário Nacional Soja Plus 2015, no dia 31 de agosto, aproveitando a abertura da Bienal da Agricultura, evento que congregará participantes dos Estados que compõem a região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal).
A estima dos organizadores para o seminário é receber 150 participantes que terão acesso informações e pesquisas atuais sobre o setor agrícola nacional. Segundo o gerente de sustentabilidade da associação, Bernardo Machado Pires, a edição de 2015 antecederá a abertura oficial da bienal e estão confirmadas a participação dos representantes da Abiove, Famato, Aprosoja MT e MS e Banco do Brasil. “Nosso encontro é anual e acredito que nesta edição teremos um balanço interessante com muita informação, trocas de experiências e participação ativa dos estados líderes em produção agrícola”, pontuou.
O representante da Abiove reforçou ainda que o Soja Plus é aberto a todos os produtores de soja e tem como finalidade fortalecer a imagem do agronegócio brasileiro para o mercado externo. “Desde que começou, há cinco anos, foram investidos R$ 10 milhões no programa com palestras, dias de campo, material informativo (manuais, cartilhas e dvd’s) e assistência técnica. Trabalhamos para que o Soja Plus seja visto em breve como o passaporte da soja brasileira no exterior”, argumenta.
Sobre o programa – O programa começou no Estado de Mato Grosso e atende atualmente 900 propriedades com orientação técnica e já capacitou 4.500 produtores. No ano seguinte foi a vez de Mato Grosso do Sul aderir com apoio da Famasul, Aprosoja/MS e Senar/MS. Atualmente mais de 100 produtores são atendidos e desde o início do ano, Minas Gerais e Bahia também começaram a diagnosticar as propriedades rurais.
Uma das ações em destaque no Soja Plus é a preocupação em oferecer aos participantes informações de como se adequar à legislação ambiental e social. “Trabalhamos com foco na sustentabilidade e mostramos ao produtor como alcançar esta condição. Para isso, iniciamos uma pesquisa para verificação de sustentabilidade em várias regiões do país, para que possamos garantir que toda soja nacional atenda as exigências do mercado internacional”, acrescenta.
O gerente de planejamento da Aprosoja/MT, Cid Sanches, esclarece que durante o seminário serão apresentados muitos cases de propriedades mato-grossenses que modificaram a gestão após o atendimento de assistência técnica. “Estamos finalizando o processo de tabulação dos resultados nas propriedades rurais que participam do Soja Plus e apresentaremos quais as melhorias e mudanças efetivas. A adesão dos agricultores foi muito boa e temos uma demanda anual de 200 interessados em participar do programa”, explica.
Sanches destaca que a realização do seminário junto com a Bienal do Agronegócio é importante para que os produtores de Mato Grosso se identifiquem com a realidade de outros estados. “É muito bom que o pessoal da nossa região perceba que não está sozinho no programa e que a adesão é importante para valorizar a produção da região Centro-Oeste. Temos recebido um feedback de vários empresários e empresas agroindustriais que estão se preparando para participar da Bienal”, finalizou.
Serviço – O Seminário Nacional Soja Plus 2014 acontecerá no dia 31 de agosto, das 14h30 às 17h30, no auditório Germando do Centro Cultural Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. O evento é gratuito e os interessados podem confirmar a inscrição pelo site da Bienal: http://www.bienaldaagricultura.com.br/2015/ ou pelo email contato@sojaplus.com.br Os participantes receberão um kit completo do evento, contendo manuais, cartilhas e dvd sobre o Soja Plus.
Sobre a Bienal – A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).
A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.
Conta também com o apoio institucional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA – Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.