Skip directly to content

Ranking de Produtividade de Soja: Em Laguna Carapã, diretor da Famasul destaca desenvolvimento do setor em 10 anos

Ranking de Produtividade de Soja: Em Laguna Carapã, diretor da Famasul destaca desenvolvimento do setor em 10 anos

16/04/2019 - 17:30

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Marcelo Bertoni, participou, nesse sábado (13), da 10ª edição do Ranking de Produtividade de Soja, em Laguna Carapã, localizada a 239 quilômetros da Capital.

Bertoni destacou o potencial produtivo do município. “Nesse período, Laguna Carapã registrou um salto de desenvolvimento agrícola. A produtividade, item julgado nesse concurso, cresceu mais de 30%, gerando um aumento de produção de 45%”.

O diretor-executivo da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, Frederico Azevedo, salientou o trabalho dos produtores, mesmo em meio as dificuldades com a estiagem. “Laguna Carapã foi o 5º maior produtor do estado de MS, segundo o SIGA - Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio”.

Durante o evento, o presidente do sindicato rural, João Firmino Neto, afirmou: “O ranking é um evento de produtores para produtores e foi um sucesso, isso se deve graças aos 51 participantes que confiaram no nosso trabalho, também à comissão julgadora que não mediu esforços para realizar todas as colheitas e, sobretudo, aos nossos parceiros apoiadores e patrocinadores, sem os quais esse evento não seria possível”, explicou.

O concurso premiou os 5 melhores produtores da região, são eles: Ronaldo José Portela, em 1º, com uma produtividade de 91,2 sacas por hectare; Fernando Creem, no 2º lugar, produziu 89,2 sc/ha; Luciano da Silva Fonseca, em 3º com 88,2 sc/ha; na 4º colocação, Rodrigo Veloso Pavel teve uma média de 86,4 sc/ha e em 5º Eduardo Tomonaga, com 86,1 sacas por hectare.

O vencedor do maior prêmio da noite, Ronaldo Portela, diz que se surpreendeu pelo resultado que obteve. “Nós fomos privilegiados nessa área, porque foi uma região que não pegou muito sol, é uma terra melhor, teve investimento alto e qualidade boa. Então conseguimos alcançar nossa meta que foi essa produtividade”, enfatizou o produtor.

A noite contou com mais de 500 pessoas prestigiando a premiação, entre elas, o presidente da Câmara Municipal de Laguna Carapã, Alex Cordeiro, entre outras autoridades. O evento foi patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ana Brito e Vitor Ilis