Skip directly to content

Recuperação de pastagens é uma das propostas oferecidas pelo programa ABC Cerrado

Recuperação de pastagens é uma das propostas oferecidas pelo programa ABC Cerrado

03/10/2015 - 15:15

“O produtor rural que aderir ao projeto ABC Cerrado receberá capacitação e orientação técnica para produzir agropecuária sustentável e com baixa emissão de carbono. Ele é o principal agente de mudança e por isso, estamos aqui para apresentar a proposta do projeto e as possibilidades de mudança”, ressaltou o coordenador nacional do projeto ABC Cerrado, executado pelo Senar – Serviço nacional de Aprendizagem Rural, Mateus Tavares.

A afirmação foi feita durante o seminário realizado na noite desta sexta-feira (2), na Câmara Municipal, no município de Cassilândia. Este foi o primeiro evento de divulgação do ABC Cerrado que estima atender outras localidades de Mato Grosso do Sul, um dos oito Estados escolhidos para implantação do projeto.

De acordo com Tavares, a iniciativa comprovará que a transferência de tecnologia e utilização de manejo adequado nas atividades rurais são fundamentais para preservação do meio ambiente. “As tecnologias utilizadas no programa contribuem para melhoria e qualidade da água e do solo. Além disso, refletirão diretamente no aumento da produtividade e rentabilidade do produtor”, argumentou.

O projeto financiado pelo Banco Mundial, por intermédio do FIP – Forest Investiment Program (Programa de Investimento em Floresta) é desenvolvido por uma ação conjunta do Senar, Ministério da Agricultura e Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atendendo as solicitações do plano de agricultura de baixa emissão de carbono, serão trabalhadas quatro tecnologias: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas.

Para detalhar informações sobre as tecnologias, esteve presente o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ademir Hugo Zimmer. Ele esclareceu o público sobre as linhas de atuação que podem ser adotadas na propriedade, conforme a condição do solo e clima. “Quero deixar claro que não há uma receita pronta de qual tecnologia é mais eficiente ou rentável. O resultado dependerá da realidade de cada propriedade e da forma como se conduz o manejo das integrações”, considerou.

Público Alvo – O público alvo do programa são os sindicatos, associações e cooperativas rurais, além dos produtores e estudantes do setor. Fernanda Matos, 21 anos, cursa o 3º ano de agronomia na UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e conta que o tema chamou atenção pelo fato da família trabalhar com pecuária. “Procuro sempre me atualizar dos assuntos referentes à pecuária e integração é um deles. Acredito que os conhecimentos apresentados no seminário contribuirão para meus estudos e para utilização na propriedade de meus pais”, revelou.

Na avaliação da produtora rural, Aparecida Valentim Oliveira, o programa ABC Cerrado, bem como outros projetos e qualificações do Senar/MS, contribuem para que o homem do campo profissionalize suas atividades e colha resultados positivos. “Eu e meu esposo iniciamos nossa produção aqui na região em 2002 com bovinocultura de leite. No entanto, os cursos do Senar/MS que participamos nos ajudaram a aproveitar outras fontes de renda e atualmente contamos com uma horta e fornecemos hortifrutigranjeiros para a merenda do município, além de produzirmos e vendermos galinhas caipiras”, relatou. Questionada sobre o programa, afirmou, “Quero participar do ABC Cerrado e aprender mais sobre integração lavoura e pecuária. Aprendi que um sonho se conquista diariamente e junto com minha família estou construindo o meu”, concluiu.

O presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Ademir Antonio Cruvinel, fez uma análise do programa e destacou aos presentes a necessidade da profissionalização no meio rural. “Acredito que o ABC Cerrado tem muito para acrescentar na realidade de nossa região, que infelizmente, já sofre com o problema de pastagens degradadas. É importante nossa participação e eu como produtor rural aviso que pretendo garantir minha inscrição”, comentou bem-humorado.

Mato Grosso do Sul foi um dos oito estados escolhidos para implantação do projeto que visa atender 12 mil produtores no primeiro ano de atividades. O destaque ficou por conta da assistência técnica que contemplará o Estado e mais três unidades da federação: Tocantins, Minas Gerais e Goiás. As turmas atendidas terão 20 participantes que participarão de quatro módulos de qualificação, totalizando 56 horas/aula. Depois desta etapa é que serão definidas quais propriedades receberão assistência técnica e gerencial do Senar/MS.

Serviço – Na próxima semana (7 de outubro), o seminário de divulgação e sensibilização do Programa ABC Cerrado será realizado no município de Aquidauana, das 19h às 22h, na câmara municipal.