Skip directly to content

Representatividade Rural: Diretoria do Sistema Famasul apresenta demandas do mercado do leite à Ministra da Agricultura

Representatividade Rural: Diretoria do Sistema Famasul apresenta demandas do mercado do leite à Ministra da Agricultura

21/01/2019 - 11:15

A reunião foi realizada nesse sábado (19), na sede do Sindicato Rural de Campo Grande

O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS participou de um encontro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e com representantes do setor do leite de Mato Grosso do Sul para ouvir demandas dos produtores do estado. O encontro foi realizado nesse sábado (19), na sede do Sindicato Rural de Campo Grande.

Os representantes do setor produtivo entregaram um documento elaborado pela Federação e outras instituições, elencando alguns desafios para a produção de leite. “O momento foi oportuno e a Famasul recebe positivamente a visita da Ministra que vem para ouvir o setor que possui questões bem peculiares e que é estratégico para o desenvolvimento da economia do nosso estado. Além de ser da área, Tereza Cristina é conhecedora da nossa realidade e, com certeza, irá absorver com mais propriedade as demandas pertinentes dessa cadeia produtiva”, afirmou o diretor-tesoureiro da Federação, Marcelo Bertoni.

A ministra da Agricultura destacou a pertinência do encontro com as lideranças rurais e políticas. “Tratamos dos principais gargalos que este segmento tem enfrentado e discutimos como podemos resolvê-los, de forma profissional, com uma política pública de Estado de médio prazo e que solucione definitivamente esses problemas. Sabemos que as exportações de leite diminuíram e, por isso, é tão importante ‘fazer o dever de casa’: reduzir o custo de produção para a nossa matéria-prima, com preço justo, volume e competitividade”, comenta a ministra.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, representou o Governo de MS no evento. “Terminamos a reunião entendendo a linha do Ministério da Agricultura e mostrando que a ideia está muito próxima à nossa. Não há dúvidas de que o cooperativismo é o caminho para a agricultura familiar”.

Para o presidente do Sindicato Rural, Ruy Fachini, os desafios do setor são grandes. “O custo de produção do leite é muito alto e por intermédio de associativismo e cooperativismo podemos ajudar muito. A assistência técnica, planejamento e linhas de crédito agregam e são alternativas para melhorar a cadeia produtiva. Cada um fazendo sua parte teremos muitos ganhos”, esclarece.

Em seguida, o presidente do Conseleite MS - Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul, Wilson Igi, apresentou um relatório com o atual cenário do setor de leite no Estado.

Participaram da reunião o superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Lucas Galvan; a analista técnica, Fernanda Oliveira; o presidente do MNP – Movimento Nacional dos Produtores, Rafael Gratão; além de representantes da OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque