Skip directly to content

Representatividade Rural: Durante visita do ministro do Turismo a Bonito, Famasul reforça o papel do produtor rural para preservação dos recursos naturais de MS

Representatividade Rural: Durante visita do ministro do Turismo a Bonito, Famasul reforça o papel do produtor rural para preservação dos recursos naturais de MS

03/07/2019 - 19:15

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lançou nessa quarta-feira (03) o Programa Investe Turismo, em Bonito/MS, município localizado a 258 quilômetros da Capital. O encontro contou com a presença de diversas lideranças políticas e do setor produtivo, entre elas, do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Maurício Saito.

Álvaro Antônio explicou que o Programa Investe Turismo Brasil terá investimento total de R$ 200 milhões, sendo R$ 6,8 milhões apenas em Mato Grosso do Sul. “O Programa, com base em estudos de viabilidade de 30 rotas turísticas, visa desenvolver o setor de forma estruturada por meio da capacitação profissional dos trabalhadores do turismo, da promoção dessas rotas, nacional e internacionalmente, e da atração de turistas”, destacou. 

Para o governador de MS, Reinaldo Azambuja, o estado apresenta potencial turístico a ser melhor aproveitado. “Nós crescemos pouco nos últimos anos como receptores de turistas do mundo, então temos uma ótima oportunidade para desenvolver a atividade no MS. O resultado deste projeto depende da participação de todos, por isso nossa função aqui é reunir as instituições para promover uma boa ação”, salientou. 

No evento, Saito falou da importância do turismo e do setor produtivo atuarem em conjunto pelo desenvolvimento da região, assim como pela preservação ambiental. “Aqui em Bonito, por exemplo, mais de 42% da área do município são de remanescentes florestais, prova de que é possível produzir de forma sustentável”.

No estado serão contemplados pelo programa os municípios de Campo Grande, Bonito, Aquidauana, Bodoquena, Jardim, Corumbá e Miranda. “A iniciativa propõe maior visibilidade dos atrativos turísticos sul-mato-grossenses que também têm grande potencial para o agro e são referências em sustentabilidade e preservação do meio ambiente. É uma soma de esforços!”, acrescentou Saito.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que, as rotas Pantanal Sul e Bonito irão potencializar a vocação turística do estado, sobretudo dos sete municípios. “Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas [...] e a geração de negócios, empregos e renda”, ressalta o ministro.

O Investe Turismo foi lançado com um pacote de ações estratégicas para o setor. A iniciativa terá convênio com o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com o Senai e com o Senac. A instituição do Agro oportunizará aos produtores rurais dos municípios Assistência Técnica e Gerencial em horticultura, para abastecimento das demandas locais.

Participaram do evento, o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann; o secretário da Semagro, Jaime Verruck; o presidente da Fiems, Sérgio Longen; o presidente da Fecomercio, Edison Araujo; o presidente da Faems, Alfredo Zamlutti, o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça; entre outras lideranças locais e nacionais.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul, com informações da Fiems e do Ministério do Turismo 

Fotos: Ascom Fiems