Skip directly to content

Representatividade Rural: Saito participa do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Representatividade Rural: Saito participa do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

24/04/2019 - 15:30

Iniciativa valoriza projetos municipais que promovem o desenvolvimento de pequenos negócios

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, que também é conselheiro deliberativo do Sebrae/MS, participou nessa quarta-feira (24) da cerimônia do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa reconhece projetos que promovem o desenvolvimento dos pequenos negócios na Capital e no interior do estado. 

A premiação valoriza ações da gestão pública que transformam a vida de pessoas. Sobre a iniciativa, Saito afirmou: “Fomentar o desenvolvimento econômico dos municípios é pensar na sustentabilidade, na geração de emprego de cada região. Apostamos nos empreendedores, sejam do campo ou da cidade, que garantem a personalidade e o potencial produtivo de todo o estado”, explica.  

Na etapa estadual foram premiados o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad; de Chapadão do Sul, João Carlos Krug; de Naviraí, o prefeito José Izauri de Macedo; o prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa e de Maracaju, Maurílio Azambuja. 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de MS (FIEMS) e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Sérgio Longen, falou do desafio de projetos com resultados práticos. “A união entre o setor público e as federações é fundamental para trazer maior facilidade ao setor empresarial, especialmente aos pequenos negócios, trazendo oportunidades e profissionalizando pessoas e reduzindo assim o tamanho da máquina pública”. 

Para Claudio Mendonça, a premiação atua em parceria com os gestores e desenvolve potencialidades de diferentes localidades. “O objetivo é o sucesso dos pequenos negócios e, quando a prefeitura cria esse ambiente favorável, conseguimos isso com uma maior possibilidade de acerto”, ressalta. 

O município de Maracaju venceu na categoria ‘Pequenos Negócios no Campo’ com o projeto “Maracaju Forte no Campo” que contou com o apoio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial. “Conseguimos resgatar a autoestima das pessoas. Começamos com 20 e hoje temos 70 pessoas incluídas nas ações. Preparamos os cidadãos para o futuro e resolvemos um problema social, de falta de emprego e renda”, explica o prefeito. 

Também participaram do evento o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; o deputado estadual, João Henrique; superintendente da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso Lima; o superintendente do Banco do Brasil, Sandro Grando; o presidente da Federação das Associações Empresarias de Mato Grosso do Sul, Alfredo Zamlutti Junior, além de lideranças políticas dos municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque