Skip directly to content

Saúde do Homem e da Mulher: Aproximadamente 250 pessoas recebem atendimento médico gratuito em Nioaque

Saúde do Homem e da Mulher: Aproximadamente 250 pessoas recebem atendimento médico gratuito em Nioaque

22/07/2019 - 15:00

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural levou o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural até Nioaque, a 145 quilômetros de Campo Grande. A iniciativa que chega a 46ª edição contou com a presença do diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni, que enfatizou a relevância da ação para a público rural. “É um trabalho muito importante porque traz prevenção para os cânceres mais comuns entre a população. Nos homens o de próstata é o segundo mais corriqueiro, atrás apenas do câncer de pele não-melanona e o de mama é mais usual entre as mulheres. E o programa visa trazer esse cuidado”.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural, Claudio Straliotto, a parceria entre as entidades é fundamental para a realizações de eventos dessa classe. “O Sistema Famasul é um grande parceiro nosso, sempre quando solicitamos eles nos dão o suporte necessário”, afirma.

O prefeito municipal Valdir Couto de Souza Júnior afirmou que as alianças entre as instituições são efetivas para os cidadãos. “Recebemos também por meio de cooperação com a Famasul e Senar/MS um projeto que trouxe dentistas para a nossa região. São colaborações que dão certo”, explica.

Foram cerca de 250 pessoas atendidas e 565 procedimentos realizados. O programa foi realizado em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal.

Transformando Vidas – O trabalhador rural Leopoldo de Souza Francisco destacou que foi bem atendido. “Primeira vez que participo de um programa do Senar/MS e foi muito bom”.

Simone de Oliveira Santana dos Santos que trabalha como serviços gerais enfatizou que o município necessita dessas especialidades médicas. “Deveriam vir mais vezes para cá porque é muito bom para todos”.

Para o padeiro, Lucineido Romero a iniciativa é importante para a população. “É bom quando tem um trabalho como esse principalmente para quem não tem condições de pagar um médico”.

Também estiveram presentes o secretário de saúde, Thiago Rosa; a primeira-dama e secretária de assistência social, Larissa Couto; o secretário de governo, Murilo José Rosseto; o comandante da Policia Militar, Joicemir Ferreira Bica; a coordenadora de políticas para as mulheres Zilca Gonçalves e o cabo Emílio do 9º Grupo de Artilharia e Campanha do Exército.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis