Skip directly to content

Saúde do Homem e da Mulher: Em Coxim diretor-tesoureiro da Famasul destaca importância da prevenção

Saúde do Homem e da Mulher: Em Coxim diretor-tesoureiro da Famasul destaca importância da prevenção

15/07/2019 - 16:30

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promoveu, no sábado (13), em Coxim, a 215 quilômetros da Capital, a 45ª edição do programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, em parceria com o Sindicato Rural e a prefeitura municipal. A iniciativa contou com a presença do diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni, que destacou a importância da ação.

Foram realizados 390 procedimentos como consultas, testes rápidos, vacinas e entre outras atividades para cerca de 180 pessoas, todos como o objetivo de prevenir os cânceres de mama, próstata e de pele. “Nós temos outros projetos com o apoio do município. Um deles é o Agrinho que traz educação ambiental para as crianças da rede pública de ensino, mostrando o que o homem do campo produz de forma sustentável. Aqui em Coxim são atendidas 8 escolas com cerca de 2,8 mil alunos”, explicou Marcelo Bertoni.

O diretor do Sindicato Rural, Olintho Dellamanha, que representou o presidente Mário da Fonseca agradeceu a presença do público e das autoridades presentes. “Quero parabenizar e exaltar esse trabalho muito importante que o Senar/MS tem promovido nas cidades para quem não tem acesso as especialidades que estão sendo oferecidas à população, especialmente para quem não está presente no dia-a-dia na zona urbana”, declarou.

Para o prefeito Aluizio Cometki São José a parceria trouxe benefícios, principalmente para atender aos homens e mulheres do campo. “Além de incentivar a aprendizagem rural ao seu público, a instituição também trabalha muito com a promoção social, desenvolvendo atividades que podem gerar qualidade de vida a população”.

Transformando Vidas – Segundo o aposentado Agenor Teodoro da Silva, a ação traz benefícios para o município. “Nós não temos urologista e dermatologista, então para Coxim é muito bom”, afirma.

A moradora Jeci Korb elogiou o atendimento que recebeu. “Ajuda muitas pessoas, principalmente para quem está a procura desses médicos. Muito eficiente o trabalho deles”.

O programa também contou com a presença do presidente do MNP – Movimento Nacional dos Produtores, Rafael Gratão; do vice-prefeito, Edivaldo Bezerra; do secretário de saúde, Franciel Luiz de Oliveira; do secretário de assistência social, Admilson Vilalba e do vereador Kelé.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis