Skip directly to content

Saúde do Homem e da Mulher: Em Jateí, superintendente do Senar/MS destaca importância do programa para a prevenção

Saúde do Homem e da Mulher: Em Jateí, superintendente do Senar/MS destaca importância do programa para a prevenção

12/08/2019 - 15:45

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promoveu no município de Jateí no sábado (10), a 270 quilômetros da Capital, a 49ª edição do programa Saúde do Homem e da Mulher Rural que atendeu cerca de 150 pessoas e realizou 384 procedimentos. O superintendente Lucas Galvan ressaltou que a iniciativa já atendeu mais de 15 mil pessoas desde sua implantação em 2016. “É um número bastante expressivo que com certeza fez e fará a diferença na qualidade de vida da população sul-mato-grossense”.

Galvan também ressaltou que a ação busca trazer especialidades médicas para a prevenção de doenças. “Hoje temos números preocupantes em relação a saúde no Brasil, o câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens no país. Atrás apenas do câncer de pele. Por isso, nós trazemos profissionais de urologia e dermatologia para atender e tratar em tempo qualquer eventualidade que apareça. Nas mulheres o câncer de mama também é o segundo mais comum. Quando nós conseguimos detectar a doença no início, temos a possibilidade maior de cura e de uma vida mais saudável”.

O presidente do Sindicato Rural, José Pereira da Silva, agradeceu as parcerias com o Senar/MS e a prefeitura para a realização do evento. “Gostaria de cumprimentar todas as pessoas que estão aqui, quem veio das propriedades ao redor, que esta ação possa trazer um benefício para a saúde de vocês”.

Para o prefeito municipal, Eraldo Jorge Leite, o sindicato tem prestado serviços de qualidade para a cidade de Jateí. “Quero mencionar também o Senar/MS por nos estar proporcionando o dia de hoje para realizando aqui o programa Saúde do Homem e da Mulher do Campo. E também agradecer a todos os colaboradores que vieram trabalhar nesta iniciativa”.

Transformando Vidas – O professor Jair Munin da Silva que participou do evento parabenizou as entidades que promoveram o programa. “Para vir aqui com essa estrutura oferecer um atendimento para a toda a população do município de Jateí, exclusivamente para o distrito Nova Esperança, eu fico muito agradecido porque não é em toda cidade que um sindicato vem atender a necessidade da população”.

A participante Loide Souza Gomes, do lar, afirma que ação é boa para a região. “Os médicos me atenderam bem, a consulta foi ótima”, declara, Gomes, que também já participou de cursos de Promoção Social oferecidos pelo Senar/MS.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Sindicato Rural de Jateí e a Prefeitura Municipal. Também participaram do evento a vice-prefeita, Cileide Cabral; o secretário de saúde, Eduardo Diniz Callegari; o vereador Robson Carmo Monteiro entre outras autoridades.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis