Skip directly to content

Saúde do Homem e da Mulher Rural: Cerca de 100 pessoas são atendidas em Santa Rita do Pardo

Saúde do Homem e da Mulher Rural: Cerca de 100 pessoas são atendidas em Santa Rita do Pardo

27/05/2019 - 17:15

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, no último sábado (25), a 39ª edição do programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural em Santa Rita do Pardo, a 211 quilômetros da Capital. Foram aproximadamente 100 pessoas atendidas e 332 procedimentos realizados.

A iniciativa disponibiliza consultas com médicos urologistas, dermatologistas e ginecologistas, além de oferecer testes rápidos, vacinações e ações de educação preventiva.

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, destacou a importância do programa para a melhoria da qualidade de vida da população rural. “Este programa está em vigor desde 2016 e já atendemos mais de 14 mil pessoas. É uma das ações mais importantes do Senar/MS, com as parcerias da Famasul, Sindicatos Rurais e Prefeituras”, destacou o diretor.

O presidente do Sindicato Rural de Santa Rita do Pardo, Florindo Cavalli Neto, agradeceu a presença do público e enfatizou a relevância da ação para a prevenção de doenças. “Quando estive ano passado em Nova Andradina eu vi o trabalho feito pelo Senar/MS e pela Famasul. Após isso eu pedi para trazer os médicos para nosso município, que tanto necessita, a fim de atender todos os cidadãos santa-ritenses”.

O prefeito, Cacildo Dagno Pereira, cumprimentou os moradores. “Também sou produtor rural e é uma honra ter a Federação e o Sindicato Rural trabalhando em prol da nossa comunidade”, afirmou.

Transformando Vidas – A produtora, Dione Cleia Costa Miranda, salientou que o atendimento foi bem explicativo e ressaltou a importância da iniciativa para o público rural. “É muito bom que tenha essa ação social, especialmente para a nossa classe”.

Dione conta que já participou de cursos realizados pela instituição. “O Senar/MS capacita e nos informa, além de formar jovens. Eu só tenho a parabenizar”.

O trabalhador rural, José de Souza Brito, elogiou o serviço prestado. “Foi muito bom, os médicos são bem preparados”.

Pesquisa Senar de Saúde Rural – Nesta edição do programa, o Instituto CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil preparou uma pesquisa para identificar quais são as principais carências do local na área de saúde. Mais de 90 pessoas responderam ao formulário. O trabalho foi supervisionado pela assessora técnica do instituto, Larissa Brito Barbosa, que explicou que cada área tem suas especificidades. “Nós fazemos o levantamento de dados para saber o que é preciso para atender melhor a população rural de cada região. Com a pesquisa nós vamos conseguir identificar qual é o tipo de doença de maior incidência em cada localidade e o que de fato essas áreas precisam”.

O evento contou com a participação do vice-prefeito de Santa Rita do Pardo, José Miltom de Souza; a secretária de Saúde, Silmara Souza Braga e o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, José Messias dos Santos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis