Skip directly to content

Saúde do Homem e da Mulher Rural: Em Japorã, Senar/MS promove atendimento a mais de 150 pessoas

Saúde do Homem e da Mulher Rural: Em Japorã, Senar/MS promove atendimento a mais de 150 pessoas

25/03/2019 - 16:00

Com quase 400 procedimentos realizados, o Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, levou atendimento de médicos especialistas à 150 pessoas no município de Japorã – a 460 km de Campo Grande – nesse sábado (23).

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Marcelo Bertoni, e o Superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, participaram do evento no fim de semana.

Bertoni lembrou do histórico do programa em Mato Grosso do Sul e da importância de todos se prevenirem. “O Saúde do Homem e da Mulher Rural começou no nosso estado em 2016, já atendeu 13 mil pessoas com ações de prevenção ao câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o tipo de próstata é o segundo mais comum entre os homens e o de mama é o mais comum entre as mulheres e esse programa promove a prevenção aos dois tipos da doença”, detalhou.

O presidente do Sindicato Rural de Mundo Novo, que representa os produtores de Japorã, Edílson Santos Pontelli, agradeceu a parceria com o Sistema Famasul e o Senar/MS no atendimento à população do município. “Essa ação vem trazendo benefícios para nós do campo. Nós temos menos condições de estar todo dia na cidade e as vezes é necessário um dia desse. O Senar/MS e a Famasul estão sempre atentos às necessidades. Esse dia é simbólico”, comentou.

O prefeito de Japorã, Vanderley Bispo, ressaltou o olhar do Senar/MS aos municípios do interior. “Quero agradecer o apoio dado aos pequenos municípios e o fantástico trabalho do Senar/MS. Nós tivemos aqui dezenas de cursos e isso realmente muda a vida do homem do campo. O apoio que vocês dão transforma a vida da pessoa. Japorã está sempre de portas abertas”, disse durante a abertura oficial do evento no sábado.

Por fim, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Japorã, Paulo César Franjotti, ressaltou a importância da prevenção e que as pessoas aproveitem  a oportunidade. “É importante a prevenção. Todas as vezes que forem chamados para participar dessas ações ou cursos do Senar/MS, que compareçam”, completou.

Entre as principais atividades oferecidas, foram realizadas 78 consultas com o urologista, 49 com o ginecologista e 68 com a dermatologista. Palestras, atendimento odontológico, coleta de preventivo, exame de PSA, espaço da beleza e doação de mudas foram alguns dos atendimentos realizados durante o evento.

Transformando Vidas - “Ação boa demais, atendimento tranquilo. Faço acompanhamento aqui no posto da cidade, mas não tem especialista. Aí a ação vem para complementar o tratamento”, comentou o lavrador aposentado Nelson Schvvarzbach, de 70 anos.

Eloisa Martins de Oliveira, de 53 anos, trabalha na lavoura e vê a ação com bons olhos pelo atendimento de especialistas que não ocorre no município. “Atendimento muito bom, médico muito atencioso, explica bem as coisas. Gostei muito. Como tive casos de câncer na família ele já me deu encaminhamento para tudo. Aqui em Japorã faz tempo que não tem médico especialista, só clínico geral. Ai temos que ir para Campo Grande ou Dourados. Há pelo menos um ano que não ia no ginecologista, tinha ido a última vez em Campo Grande só”, completou.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Leandro Abreu