Skip directly to content

Saúde do Homem e da Mulher Rural: Mais de 180 pessoas participam do programa em Cassilândia

Saúde do Homem e da Mulher Rural: Mais de 180 pessoas participam do programa em Cassilândia

14/05/2019 - 09:00

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou no município de Cassilândia – à 338 quilômetros da Capital – a 38ª edição do programa especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. Cerca de 180 pessoas participaram do evento que realizou mais de 423 procedimentos.

Durante a abertura, a analista educacional do Senar/MS, Pauline Cury, agradeceu ao sindicato rural e a prefeitura pela parceria para promover a ação. “O programa começou em 2016 e já atendeu mais de 14 mil pessoas. Então é o Senar transformando vidas e levando educação e prevenção na área de saúde”.

O presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Cilas Alberto de Souza, agradeceu a equipe da instituição pela iniciativa de viabilizar o programa. “O Senar está sempre presente e isso é muito gratificante. Esta é uma ação de muita importância para o ser humano, por se tratar de prevenção. É neste momento que nós encontramos alianças. Em nome do sindicato rural, agradeço a parceria com o Senar, a secretaria de saúde e a prefeitura pela colaboração com o evento”, discursa o presidente.

O vice-prefeito Eltes de Castro Paulino, que também é vice-presidente do sindicato rural, ressaltou a importância de se prevenir contra o câncer de próstata. Paulino declarou que já foi vítima da doença, mas que através de exame, teve a oportunidade de realizar o tratamento e se curar. “Esse programa do Senar é uma benção de Deus. Essa e outras ações de saúde são realizadas no município. Nós deveríamos valorizar muito esse tipo de programa.” Afirmou o vice-prefeito que aconselhou a população a buscar consultas médicas em intervalos de 6 meses.

O secretário de saúde do município, José Lourenço Marin agradeceu a mobilização das entidades para realização do evento. “Eu gostaria de agradecer ao Cilas e toda a equipe do Senar que se movimentou para que a ação ocorresse. Também sou grato aos colaboradores da secretaria de saúde, que em nome da prefeitura, atuou com a instituição e o sindicato para a realização do programa”.

Transformando Vidas - A dona de casa, Creúdine Benedita Vicente Martins, 67, participou da iniciativa e elogiou o atendimento prestado pelos médicos. “Muito boa a ação e o médico é excelente, educado, diferente de outros que não dão a atenção necessária”.

O participante Faustino dos Reis Valentim, 72, afirmou que o evento foi bem exercido. “A iniciativa foi muito bem feita. Ajuda bastante”, declara.

O pedreiro José Ivo Aureliano, 50, se consultou pela primeira vez através do programa e afirmou que a experiência dos médicos é fundamental para conversar com o paciente. “Nós encontramos os médicos que usam as palavras adequadas para dialogar. Eu acho que não tem problema nenhum você cuidar da sua saúde para evitar que encontre um problema posteriormente”.

O programa realiza testes de prevenção e exames que são diagnosticados pelos médicos da ação, que conta com urologistas, ginecologistas e dermatologistas. O evento foi promovido pelo Senar/MS em parceria com o Sindicato Rural de Cassilândia e a Prefeitura Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu e Vitor Ilis