Skip directly to content

Saúde do Homem e da Mulher: Senar/MS atende cerca de 200 pessoas em Rio Brilhante

Saúde do Homem e da Mulher: Senar/MS atende cerca de 200 pessoas em Rio Brilhante

24/09/2019 - 09:30

O Senar/MS promoveu, no sábado (21), em Rio Brilhante a 52ª edição do programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, que leva atendimento médico gratuito para a população. A iniciativa atendeu cerca de 200 pessoas e mais de 450 procedimentos entre exames, testes rápidos, entre outros.

A diretora-técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt, destacou as iniciativas da entidade. “A prevenção e a qualidade de vida é uma prioridade da nossa instituição, nós temos diversas ações na área, incluindo esse programa que está hoje aqui e também o Pingo D’água que realiza atendimento odontológico a todos de forma gratuita, tanto para a população do campo, quanto para a urbana”, explica.

“Também estamos numa campanha intensa para a saúde de jovens e crianças. Em outubro teremos o lançamento nacional da Campanha de Multivacinação e quero destacar a importância de nós aderirmos a ação nesse período, de colocar em dia a vacinação das crianças”, acrescenta, Mariana Urt.

O presidente do Sindicato Rural, Luciano Manfio, ressaltou a importância de buscar a prevenção. “O Saúde do Homem e da Mulher chega pela segunda vez no nosso município. Nós temos a obrigação de trazer esse programa para Rio Brilhante, porque nós somos representantes do Senar/MS aqui e isso e eles nos propiciam a trazer toda essa estrutura. Se não fosse o apoio da instituição, nós não estaríamos aqui”.

O chefe de gabinete da prefeitura municipal, Alisson Alípio Cândido, representou o prefeito Donato Lopes da Silva e, agradeceu o apoio dos parceiros. “Nós sabemos que a Famasul é responsável pelo sistema agro do estado que vem alavancando a economia do país, eu vejo aqui muitos produtores da agricultura familiar que são os grandes responsáveis por colocar alimento na nossa mesa e é muito importante que vocês possam tirar um tempo para cuidar da saúde de vocês”.

Transformando Vidas – O Ajudante de Carga e Descarga, José Aparecido Francisco Rocha, ressaltou a importância da ação. “É a primeira vez que procuro um médico urologista, estou aproveitando que eles estão aqui hoje porque é mais fácil de ter acesso”.

Também participaram do evento o secretário de saúde, Márcio Grei Alves; a secretária de assistência social, Adriana Barbosa; a secretária de educação, Magali de Araújo Lima; a primeira-dama, Iraci Montanha; a juíza de direito da comarca de Rio Brilhante, Mariana Rezende Ferreira Yoshida; os vereadores, José Maria Caetano e Sérgio Lopes da Silva; a presidente do Conselho Municipal, Maria Mirtes; o gerente industrial da Biosev, Tales Dourado; a gerente da Agetrat, Marcia Elisa Endrigo; o diretor da Associação Beneficente de Rio Brilhante, José Cláudio; o representante do Senai e Sesi, Gilberto Ovídeo; o presidente do CMDCA, Eli Moraes; e o gerente do CIAT, Mauro Berto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis