Skip directly to content

Safra 2015/2016: planejamento é a ordem do dia, diz especialista

Safra 2015/2016: planejamento é a ordem do dia, diz especialista

01/06/2015 - 14:45

“O produtor precisa se concentrar no planejamento e utilizar a fórmula preço de venda x custo de produção”. A advertência é do analista financeiro, Miguel Daoud, fazendo referência ao tema que abordará na palestra ‘Perspectiva para o agronegócio’, no etapa Chapadão do Sul do Circuito Aprosoja, no dia 04 de junho, às 9 h, no Parque de Exposições do município.

Entre os desafios para o próximo ciclo de plantio e colheita está o crédito escasso, juros altos e preços no mercado internacional em queda, aponta o analista. Para Miguel, o resultado da safra vai depender quase que exclusivamente do comportamento do agricultor diante do mercado. “Diante desse cenário, que sem dúvida é grave, teremos que ter um entendimento com clareza do que vem pela frente e agir coletivamente”, explica.

Questões políticas e econômicas do Brasil e mundo também serão discutidos durante a palestra. “Sabendo que os produtores têm habilidades para superar crises, queremos oferecer possíveis caminhos para lidar com este momento turbulento”, explica o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio saito.

Em cada etapa, o Circuito realizado pela Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja e Milho de MS leva até o produtor rural diferentes temas com especialistas que oferecem orientações técnicas, agrônomas e financeiras, além de apresentar uma contextualização do mercado em âmbito nacional e internacional.

O Circuito Aprosoja/MS faz parte da programação da 23ª Exposul – Exposição Agroindustrial de Chapadão do Sul, que acontece entre os dias 03 e 07 de junho. A feira é organizada pelo sindicato rural da cidade em parceria com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Deodápolis e Dourados já receberam o evento, ambos com o tema ‘Mercado de grãos’. Depois de Chapadão do Sul, a cidade de Maracaju recebe o Circuito, no dia 10 de junho.