Skip directly to content

Saito apresenta números do Agronegócio de MS durante evento com jovens empresários

Saito apresenta números do Agronegócio de MS durante evento com jovens empresários

14/08/2015 - 16:30

Durante a palestra realizada na última quinta-feira (13), no espaço Plaenge, o presidente do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Maurício Saito destacou a participação do setor agropecuário na economia nacional e estadual e apresentou aos participantes do Conaje/MS – Confederação Nacional de Jovens Empreendedores, dados das principais atividades agropecuárias e o percentual ocupado na composição da balança comercial.

“Em 2014, o setor do agronegócio foi responsável por quase 90% das exportações e contribuiu para que a balança comercial fechasse o período com superávit de US$ 4,28 bilhões. Os produtos que contribuíram para estes números foram o complexo soja e carne, exportados para China, Rússia e países da União Europeia”, detalhou.

Saito reforçou ainda a importância de eventos como a Semana do Jovem Empreendedor, para o desenvolvimento da economia. “Ficamos satisfeitos em participar deste evento que congrega jovens profissionais de vários estados do país. Vocês estão indo na direção certa, pois, quem deseja empreender tem que sair da zona de conforto e se reunir, conversar e trocar ideias”, acrescentou.

O evento foi uma das agendas programadas na Semana Estadual de Jovens Empreendedores de Mato grosso do Sul, promovida entre os dias 11 e 14 de agosto em Campo Grande. Organizado por meio da parceria do CDL Jovem – Conselho dos Dirigentes Lojistas, AJE/MS – Associação de Jovens Empreendedores e Conselho dos Jovens Empresários da ACICG – Associação Comercial e Industrial de Campo Grande.

Segundo o presidente do CDL Jovem, Felipe Todesco, o encontro foi uma oportunidade das entidades envolvidas reforçarem seu comprometimento com os setores econômicos da sociedade. “Ao recebermos apoio de instituições como a Famasul, entendemos que temos o dever de estimular e fomentar este intercâmbio entre classe produtiva e empresarial. Esta reunião aproximará os setores e oferecerá oportunidades de formalizarmos negócios e parcerias para nosso Estado”, avaliou.

Para o presidente do Conselho de Jovens Empresários da ACICG, Marcos Silva, o encontro cumpriu o objetivo de fomentar o empreendedorismo entre os jovens e a colaboração dos setores classistas apontou informações importantes neste processo. “A semana do Jovem Empreendedor contribuiu para estimular os interessados em driblar a atual crise econômica do país. O empreendedor da atualidade não pode trabalhar com tentativas, mas, sim buscando apoio de instituições que orientam como se formalizar, estruturar sua ideia e desenvolver um plano de negócio”, considerou.

Na avaliação do presidente da AJE/MS, Diego Antonio da Silva, a participação expressiva dos jovens demonstra uma mudança nos rumos da economia local e nacional. “Contamos com a participação de 1,5 mil participantes de várias localidades do país e percebemos que os jovens desejam participar cada vez mais da construção de um país justo e produtivo. O sentimento que moveu este evento foi a união e a parceria e saímos daqui mais fortes e otimistas”, finalizou.