Skip directly to content

Saito destaca atuação do produtor em evento do Sindicato Rural de Campo Grande

Saito destaca atuação do produtor em evento do Sindicato Rural de Campo Grande

03/04/2017 - 17:15

Evento tem como objetivo falar sobre desenvolvimento do setor pecuário

 “Junto aos sindicatos rurais, temos feito um trabalho de coletividade que muito tem contribuído com o desenvolvimento da agropecuária de Mato Grosso do Sul. Não fosse o lado empreendedor do produtor rural, não teríamos, nesses 40 anos de criação do Estado, resultados positivos e de referência registrados hoje”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante o 30º Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, realizado nesta segunda-feira (03), na sede do Sindicato Rural de Campo Grande.

Durante o evento, que conta com a presença de mais de 200 pessoas, Saito salientou a qualidade da carne bovina produzida em Mato Grosso do Sul e destacou a inauguração do Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária – Biopec. “Nossa carne é forte, são 150 países que importam nossa produção. A parceria com a comunidade científica possibilita ao produtor rural eficiência e desenvolvimento sustentável”, acrescentou.  O Biopec é o mais moderno na área de pesquisa em segurança e qualidade da carne da América Latina.

Mauricio Saito também falou sobre a recente decisão do STF – Supremo Tribunal Federal referente ao Funrural – Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural. “A Famasul é uma das Federações que ajuizaram ação judicial questionando a constitucionalidade do Funrural, principalmente pela questão da isonomia. É uma ação antiga, ou seja, a história mostra claramente o posicionamento da instituição. Aguardamos a publicação do acórdão para termos o conhecimento aprofundado da decisão.”

O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini, agradeceu os palestrantes, diretoria e parceiros e pontuou a importância da vinda do Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, ao Estado na última semana. “O evento acontece em um momento importante e difícil para Mato Grosso do Sul e Brasil. Em situações como as que estamos vivendo no nosso setor, os produtores devem ser mais unidos, precisamos nos apoiar mais.”

Representando a prefeitura, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência, Tecnologia e Agronegócio, Luís Fernando Buainain, também falou do desenvolvimento rural. “Este evento vai trazer o que há e novo e de relevante para o agro em MS. Pela extensão territorial de Campo Grande, ainda produzimos muito pouco perto da área que temos, muito do que chega, pouco é produzido aqui.”

Do mesmo modo, o presidente da OCB/MS – Organização das Cooperativas do Brasil, Celso Regis, acrescentou, sobre o evento: “Os assuntos que serão tratados aqui hoje estão diretamente relacionados à tecnologia e à inovação. Os palestrantes trarão muitas novidades que serão aplicadas pensando no futuro”.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destacou os últimos acontecimentos que envolveram a agropecuária nacional e estadual.  “O Brasil está pagando uma conta muito cara por conta dessa operação que envolveu a pecuária. Atento à situação, Mauricio Saito fez uma propositura ao Banco do Brasil e conseguiu de forma rápida o alongamento dos custeios aos produtores. A atitude da Famasul foi fundamental para a diminuição do impacto desta ação”.

 

A ação mencionada por Verruck refere-se à reunião com 19 entidades e Governo do Estado para falar da qualidade da carne e também sobre a solicitação realizada pela Famasul, no dia 20 de março, referente a recursos direcionados a produtores, pelo momento delicado vivenciado pela pecuária.

Já a deputada federal, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, enalteceu o trabalho empreendedor do produtor rural. “Mesmo com todos os problemas de infraestrutura, o Brasil é o país pronto para entregar alimentos. Porém, em representatividade política, ainda somos poucos. Precisamos de mais lideranças defendendo os interesses do agro.”

Prestigiaram também a abertura do Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; a diretora-secretária da Federação, Terezinha Candido; a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel; o vice-presidente regional da Famasul, Jean Pierre; o diretor do Sindicato Rural de Bandeirantes, Janes Bernardino Honório Lyrio.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Ellen Albuquerque