Skip directly to content

SBPC: Mauricio Saito participa da maior feira de ciência da América Latina

SBPC: Mauricio Saito participa da maior feira de ciência da América Latina

22/07/2019 - 11:30

Pela primeira vez evento é realizado em Mato Grosso do Sul.

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária, Mauricio Saito, participou da abertura oficial da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, maior evento da América Latina. A cerimônia que aconteceu na noite de domingo (21), contou com a presença do ministro substituto da ciência, tecnologia, inovações e comunicações, Júlio Francisco Semeghini; do governador do estadual, Reinaldo Azambuja e do anfitrião reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Turine. 

“Os resultados obtidos a partir das pesquisas desenvolvidas pelos profissionais da comunidade científica sejam das Universidades, Embrapas, fundações e outras instituições voltadas para o conhecimento beneficiam toda a sociedade. A proporção e a importância de ser sede para um evento como este é imensurável, ainda mais no ano em a comunidade comemora quatro décadas de federalização da universidade. Promover um encontro deste porte, com pessoas de rigor científico, é um privilégio, uma vitrine de informações para o mundo”, ressaltou Saito. 

Para o ministro substituto de Marcos Pontes, o desafio do governo federal é envolver essas duas áreas do conhecimento nos demais setores civis. “É importante trabalharmos juntos, pois precisamos desenvolver e aplicar a pesquisa para fazer com que ela chegue até as pessoas.  É preciso ter a consciência de que é preciso integrar e se envolver para colocar a ciência no tamanho e no lugar que ela merece, na economia e na política brasileira”. 

O governador de MS lembrou dos investimentos na área de pesquisa. “Mesmo em momento de recessão nos últimos anos, quando tivemos que fazer sacrifícios para reorganizar o estado, em quatro anos e meio investimos mais na nossa fundação de ciência e tecnologia que nos 21 anos da sua criação”. 

Turine falou da oportunidade de ser vitrine para o Brasil. "Um espaço para o sul-mato-grossense e todos os outros estados conhecerem o que existe de tecnologia e de ciência produzida dentro das universidades. A iniciativa é um agente catalizador de profundas transformações de políticas públicas de apoio e inovações. A ciência busca conhecer para todos os cidadãos um ambiente de oportunidades, garantindo todos os diretos”, destacou. 

O presidente da SBPC falou de alguns pontos de área, entre eles a vontade das entidades, pesquisadores e estudantes em realizar a feira. “As entidades têm esse papel: apresentar as sugestões construtivas para modificar e melhorar o nosso quadro. Os países que apostaram na ciência avançaram consideravelmente. Os setores empresariais e todos os outros precisam se preocupar, pensando na qualidade de vida da população”. 

Também participaram da cerimônia o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad; representando a câmara federal, Luiz Ovando; representando a Assembleia Legislativa de MS, o deputado estadual, Rinaldo Modesto; o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça; vice-reitora da UFMS, Camila Ítalo, entre outras lideranças políticas e representantes da educação. 

Famasul e Senar/MS na SBPC

A Reunião Anual da SBPC tem como objetivo apresentar as potencialidades de Mato Grosso do Sul para o Brasil e vivenciar experiências científicas que fazem parte do dia a dia da sociedade. Mais de 250 atividades estão na programação da feira que segue até o dia 27 de julho e conta com o apoio da Famasul e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. É a primeira vez que a Capital recebe o evento que este ano traz como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

No estande da Famasul e do Senar/MS, os visitantes podem conferir algumas das ações oferecidas gratuitamente pelas instituições que são apoiadoras do evento. A Assistência Técnica e Gerencial disponibiliza informações sobre as cadeias da Piscicultura, Horticultura, Ovinocultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Apicultura, além do Agrinho MS e da Rede de Inovação para Agricultura e Pecuária.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque