Segunda edição do CNA Jovem Nacional começa em Brasília
Segunda edição do CNA Jovem Nacional começa em Brasília
Após o sucesso da primeira edição, com vários egressos que assumiram cargos de destaque no setor agropecuário e participaram de missões técnicas para países como a China, a Nova Zelândia e os Estados Unidos, o CNA Jovem começa a sua segunda edição nacional nesta sexta-feira (8/7), em Brasília. Ao todo, 81 jovens de 21 estados do Brasil e do Distrito Federal participarão do programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que este ano teve como principal novidade a realização de uma etapa seletiva estadual prévia.
Entre abril e julho, as administrações regionais do SENAR promoveram a iniciativa em nível estadual, com grupos de 20 participantes, em média. Depois de três encontros presenciais, de diversas atividades e da elaboração de um plano de ação, foram selecionados os jovens que representarão os estados na fase nacional. Os critérios para participação foram idade entre 22 e 30 anos, ensino superior completo em qualquer área, afinidade e interesse pelo setor rural e características potenciais de liderança.
“Dessa vez tivemos uma pré-seleção e esses jovens vêm bem preparados, pois já vivenciaram uma etapa do processo de desenvolvimento de lideranças. Eles elaboraram seus planos de ação e agora terão que preparar um projeto individual de liderança na etapa nacional. Teremos um grupo mais exigente, além de ser a segunda edição do programa. Isso representa um desafio maior para nós também”, destaca a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves.
O Programa CNA Jovem tem como foco preparar jovens do meio rural de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. O primeiro encontro, que acontece a partir de hoje até domingo (10/7) terá como temática principal o propósito de liderança. Os outros eventos presenciais acontecerão de 19 a 21 de agosto, com o tema diferencial do líder; de 14 a 16 de outubro, sobre empreendedorismo; e de 25 a 27 de novembro, abordando com a temática comunicação.
A primeira edição do CNA Jovem, realizada entre outubro de 2014 e março de 2015, registrou 135 inscritos de 24 estados do Brasil. O processo de formação teve 258 horas/aula e uma metodologia inovadora, que permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens selecionados como líderes. Ao final, os cinco candidatos vencedores fizeram uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.
Representantes de MS
Seguindo os critérios técnicos exigidos pela CNA e levando em consideração o desempenho nos encontros e a proposta apresentada, participam da etapa nacional do programa: José Assis de Lara Junior, de Itaporã; José Carlos de Pádua Neto, de Campo Grande; e Stéphanie Ferreira Vicente, de Brasilândia. O trio já tem compromisso entre os dias 8 e 10 de julho, em Brasília. Após quatro módulos com a participação de representantes de diferentes estados, a organização nacional decidirá pelos finalistas no mês de novembro.
“Os jovens são comprometidos com o agro e, dentro do seu muncípio, em pequenas ou grandes ações, enaltecem o trabalho do setor. A dedicação é um dom e notamos essa característica no trio. A partir de agora, o grupo tem o compromisso de representar e se envolver ainda mais com as causas rurais. A nossa missão é trabalhar para os que virão depois de nós, garantindo um futuro melhor às próximas gerações”, ressalta o presidente.