Skip directly to content

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa na região de fronteira de MS inicia dia 13

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa na região de fronteira de MS inicia dia 13

09/10/2015 - 15:15

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa na área de fronteira de Mato Grosso do Sul inicia na próxima terça-feira (13), para animais de 0 a 24 meses. A área de fronteira  compreende treze municípios do Estado e o prazo final da vacinação vai até 27 de novembro. Após este período, o produtor rural tem até o dia 14 de dezembro para fazer o registro da vacina junto à Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

Atendendo ao pedido da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, a Iagro modificou em setembro deste ano a faixa etária do rebanho da fronteira a ser vacinada na segunda etapa, que inicia em outubro. A alteração teve o aval do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para a diretora secretária da Famasul, Terezinha Cândido, a modificação é uma conquista para os produtores da região. “Com a ação preventiva adotada pelo produtor rural sul-mato-grossense conseguimos um índice de cobertura vacinal superior a 97% no Estado. Por isso conseguimos a modificação da faixa etária, nivelando com o que ocorre na região do Planalto”.

A diretora confia que a modificação trará benefícios para o criador de gado da fronteira. “Com a mudança, ele terá redução nos custos com a compra da vacina e também agilidade no manejo”.  A região tem o status de livre de aftosa com vacinação desde 2011. “Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status que é reconhecido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) e assim aumentar nosso leque de compradores no mercado internacional”, ressalta. Para Terezinha, o reconhecimento do status é resultado do trabalho realizado pelos produtores e trabalhadores rurais do Estado, com a orientação da Iagro e do Mapa.

A região de fronteira sul-mato-grossense compreende a totalidade dos municípios de Antônio João, Japorã e Mundo Novo e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Na região do Planalto, a segunda etapa da vacinação vai do dia 03 de novembro a 07 de dezembro. No Pantanal, para os optantes da etapa de novembro, inicia também no dia 03  e vai até o dia 20 de dezembro.  O calendário é diferenciado por determinação da Agência, resultado de estudos epidemiológicos das diferentes regiões produtoras.

Calendário da 2ª etapa da vacinação de Mato Grosso do Sul

Fronteira: de 13 de outubro a 27 de novembro

Planalto:  de 03 de novembro a 07 de dezembro

Pantanal:  de 03 de novembro a 20 de dezembro