Sejusp e Senar/MS estudam ampliar oferta de cursos profissionalizantes nas UNEIs
Sejusp e Senar/MS estudam ampliar oferta de cursos profissionalizantes nas UNEIs
A ampliação da oferta de cursos profissionalizantes para adolescentes em conflito com a lei, cumpridores de medidassocioeducativas em Mato Grosso do Sul, foi a pauta da reunião entre os representantes da Superintendência de Atendimento Socioeducativo, vinculada a Sejusp – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no último dia 03 de setembro.
Até 2016 o Senar disponibilizará um total de 36 cursos nas UNEI’s – Unidades Educacionais de Internação de Dourados, sendo ministrados dois cursos por mês na UNEI Masculina e um curso por mês na UNEI Feminina. Devido à importância destes cursos para o futuro profissional e pessoal dos adolescentes atendidos, os superintendentes da SAS e do Senar/MS estudam a possibilidade de estender tais cursos para todas as unidades do Estado.
O superintendente Senar/MS, Rogério Beretta, destaca que a participação da entidade nesta iniciativa atende uma demanda específica para uma ação de responsabilidade social, uma vez que a atuação do Senar tem foco na qualificação do homem do campo. “O Senar prontamente atendeu a demanda porque entende que a formação profissional exerce papel fundamental no apoio aos jovens que hoje cumprem medidas socioeducativas”, ressaltou.
Para a superintendente de Assistência Socioeducativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carmem Lígia Loureiro, ter uma instituição parceira que promove ações de cunho social, voltadas para a qualificação profissional dos adolescentes que cumprem a medida sócio educativa é de suma importância para adquirir a excelência do programa de atendimento. “Estamos abertos a novos parceiros, precisamos mudar a realidade do adolescente autor de ato infracional e oferecer a eles em cumprimento de medida socioeducativa bem como ao adquirir a liberdade o exercício da cidadania na sua forma mais plena e digna”.
As unidades educacionais do Estado também são atendidas pelo Sistema S através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, pelo qual estão previstos os cursos de ‘Operador de Computador’, ‘Promotor de Vendas’ e ‘Recepcionista’, com início previsto ainda no mês de setembro.