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Sem o campo não há cidade, afirma 1º colocado no concurso de redação do Agrinho 2015

Sem o campo não há cidade, afirma 1º colocado no concurso de redação do Agrinho 2015

30/11/2015 - 14:15

O estudante do 5º ano do ensino fundamental, Marcelo Eduardo Rodrigues Nascimento, 10 anos, conquistou o primeiro lugar, no concurso do Agrinho 2015, na categoria redação. Marcelo, estudante da Escola Estadual Salomé de Melo Rocha, em Guia Lopes da Laguna, explica que achou muito importante compreender a importância do setor rural para a cidade. “Aprendi que sem o campo não há cidade e que a maioria dos alimentos que compramos no supermercado vem da fazenda”, salientou o garoto que já escolheu a profissão para o futuro: “Quero ser médico para ajudar as pessoas”.

O evento realizado pelo segundo ano consecutivo premiou no último dia 27 de novembro, 31 participantes, entre alunos, professores e escolas que aderiram ao programa Agrinho, realizado pelo Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS e pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Com objetivo de complementar as atividades de aprendizagem entre os alunos do ensino fundamental, o programa propõe que os integrantes tenham contato com assuntos que fortaleçam uma educação crítica e reflexiva.

A professora Elisangela Leite Balta de Lima foi premiada junto com Marcelo e ministra aulas do 5º ao 9º ano, na mesma escola. Na avaliação da educadora, trabalhar os temas oferecidos pelo Agrinho foi uma experiência profissional gratificante, ainda mais pelo diferencial do material regionalizado. “Trabalhamos o tema da conexão campo e cidade em todos os anos e o resultado foi excelente, já que envolveu toda a escola e também a família de nossos estudantes”, reforça.

Para a mãe do Marcelo, a professora de Educação Física, Djavane Rodrigues, os temas desenvolvidos pelo Agrinho despertaram no filho um interesse especial pela escrita. “Ele sempre obteve destaque de notas na disciplina de matemática, no entanto, depois de participar do concurso resolveu escrever um livro. Acredito que o desafio despertou nele o desejo de aprender mais”, opina.

Classificação geral – Foram avaliados desenhos, redações, experiências pedagógicas e a totalidade dos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo (Escola Agrinho), premiando um total de 31 participantes, dos seguintes municípios: Anastácio, Água Clara, Bandeirantes, Camapuã, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste e Terenos.

A diretora da escola Salomé de Melo Rocha, Telma Barretos da Cunha, relata que foi muito prazeroso trabalhar o tema com os professores e alunos. “Todos estavam motivados, os professores pela qualidade do material didático e as crianças pelo tema. É importante reforçar que em nossa escola 135 alunos residem na área rural e se sentiram valorizados com os assuntos ligados ao campo”, argumenta.

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, lembra que a atuação dos parceiros foi essencial para o êxito do programa e anunciou a estimativa da Federação para 2016. “Temos estabelecido parcerias públicas e privadas e os resultados não poderiam ser mais positivos, como os que apresentamos no projeto Agrinho este ano. Com o apoio do Governo do Estado e dos municípios participantes conseguimos levar aos alunos da rede pública, conhecimento sobre diversidade cultural, ética, meio ambiente e demais temas transversais para 60 mil alunos do MS. É com muito otimismo que divulgamos a expectativa de atingir 120 mil estudantes para o ano que vem”, finaliza.

Para conhecer os vencedores, escolas e municípios clique aqui: http://agrinhoms.com.br/site/resultado-2015/