Senar fecha parceria com CGU e Instituto Maurício de Sousa
Senar fecha parceria com CGU e Instituto Maurício de Sousa
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) fechou parceria nesta terça-feira (12) com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Cultural Maurício de Sousa para desenvolver o projeto “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”.
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do SENAR, João Martins, o ministro da CGU, Wagner de Campos Rosário e o empresário Maurício de Sousa assinaram o acordo durante a posse da nova diretoria da CNA, em Brasília.
“O Sistema CNA/SENAR, além de dar apoio ao produtor, tem também os programas sociais, e, nessa parceria, a intenção é unirmos o programa que o SENAR desenvolve, o Agrinho, com a proposta da CGU e massificar o conhecimento de ética e cidadania nas escolas brasileiras. Para nós vai ser fantástico, porque, afinal, quem não conhece a Turma da Mônica?”, indagou o presidente da CNA, João Martins.
O projeto tem caráter artístico-pedagógico e visa levar conhecimento sobre ética e cidadania de forma lúdica e interativa aos estudantes do Ensino Fundamental I (4ª e 5ª séries), às suas famílias, professores e demais funcionários de escolas públicas e privadas.
“O setor rural merece isso, desmistificar preconceitos desde criança é o nosso principal projeto e estamos trazendo uma turma de peso para ajudar a formar essa criançada que será a nova geração do nosso setor rural”, afirmou o diretor-geral do SENAR, Daniel Carrara.
“A iniciativa casou como uma luva com as ações que o SENAR já desenvolve com o Agrinho, levando para mais de três milhões de crianças conteúdos sobre meio ambiente, cidadania e saúde de forma transversal no itinerário formativo das escolas”, afirmou Carrara.
Para o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, a parceria com o SENAR é importante porque vai levar os temas ética e cidadania para crianças de todo o Brasil.
“Estou muito satisfeito e feliz com essa parceria, porque estamos falando com a criançada. É um momento muito importante porque falamos de personagens que conversam com milhares de crianças e fizeram parte da alfabetização de milhares de brasileiros das últimas três ou quatro gerações. A Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali são grandes voluntários nesse projeto e esperamos poder brindar a criançada com esses conhecimentos para que ela possa transformar o Brasil no país que sonhamos”, afirmou.
De acordo com o ministro da CGU, Wagner Rosário, a iniciativa já atendeu 750 mil alunos, cinco mil escolas, 28 mil professores e a parceria com o SENAR vai auxiliar a aumentar esses números.
“Os números ainda são baixos para quem quer mudar o País, por isso, o SENAR será muito importante porque vai nos ajudar nesse caminho para termos um alcance muito maior.”
A intenção da CGU é contar com a parceria do SENAR para um passo maior no próximo ano, adiantou o ministro.
“Queremos levar esse projeto para todas as escolas e fazer com que o Ministério da Educação assuma a iniciativa para que possamos gerar material não só para crianças de 8 a 10 anos, mas para todas as faixas etárias, de todo Ensino Fundamental e Médio.”
O material estará disponível em formato digital gratuitamente na internet. Será composto por manual do professor, caderno do aluno, revista de atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos da Turma da Mônica dividido em três módulos: autoestima, inclusão social e cidadania.
A interatividade acontecerá nos laboratórios de informática das escolas, em tablets e smartphones e também haverá uma versão offline para as escolas que não tiverem acesso à internet. E no próximo ano, “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania” terá uma nova temática “cuidados com o patrimônio” para incentivar as crianças a cuidarem do seu ambiente escolar.
Após a assinatura, o próximo passo será a atualização e transposição do material do meio físico para o digital e a capacitação auto instrucional a distância dos professores que participarem do projeto. A previsão das entidades é que a nova versão do “Um por Todos e Todos por Um!” esteja disponível no primeiro semestre de 2019.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR