Skip directly to content

Senar/MS é referência nacional em Assistência Técnica e Extensão Rural

Senar/MS é referência nacional em Assistência Técnica e Extensão Rural

29/05/2015 - 14:45

Mato Grosso do Sul é referência nacional no atendimento de assistência técnica do Senar – Serviço de Aprendizagem Rural. A afirmação é do engenheiro agrônomo e instrutor do Senar/MS, Alexandre Gessi, que há 14 anos ministra cursos pela instituição e foi um dos cinco escolhidos em todo país para participar de uma capacitação realizada pelo Senar Central, em Brasília (DF), no início da semana (25). Durante o evento, o diretor-executivo do Senar Central, Daniel Carrara, falou aos participantes das atividades desenvolvidas na regional de Mato Grosso do Sul.

Além de Alexandre Gessi, representando o Estado, foram escolhidos representantes de Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sergipe.  “Estou muito satisfeito com a oportunidade de levar conhecimentos atualizados para os colegas de trabalho”, ressaltou o profissional referindo-se ao curso de Gestão Técnica e Econômica de Propriedades Rurais, com ênfase nos projetos de ATER.

O programa iniciado em 2014 contabilizou assistência técnica a 894 produtores rurais de várias regiões e oferece cinco linhas de atuação: Hortifruti Legal, Mais Leite, Mais Inovação, Mais Floresta e Piscicultura. Já no primeiro quadrimestre deste ano, o número de propriedades inscritas chegou a 1.321, superando em 32% os atendimentos de 2014. Entre as estratégias de trabalho estão programadas visitas personalizadas às propriedades, inserção de novas tecnologias e formação continuada dos trabalhadores em qualificações que variam da gestão rural a profissionalização tecnológica.

Gessi relata ainda que o grupo terá várias atribuições, entre elas: capacitação de instrutores com a metodologia do ATER, produção de material didático e atualização de conhecimentos sobre o programa. “É uma grande responsabilidade capacitar outros colegas de trabalho, mas, unimos esforços para oferecer o maior número de informações possíveis aos instrutores de nossas regionais”, pontua.

Segundo a coordenadora dos programas de ATER, Mariana Urt, a escolha de um instrutor local como multiplicador do programa nacional será positiva, em razão do aumento no número de produtores interessados em participar dos projetos de assistência técnica. “Os resultados foram positivos e já atingimos metade da meta de atendimento prevista para todo o ano. Na semana passada reunimos nossos técnicos que atendem em todas as linhas de assistência técnica para uma capacitação. A escolha de um profissional aqui do Estado como multiplicador será muito importante para trocarmos experiências com outras regiões do país”, argumenta.

 

Fotografia: Wenderson Araújo/ SENAR.