Skip directly to content

Senar/MS apresenta resultados da assistência técnica para mais de 350 pessoas, em São Gabriel do Oeste

Senar/MS apresenta resultados da assistência técnica para mais de 350 pessoas, em São Gabriel do Oeste

30/04/2019 - 08:00

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural apresentou, nesse sábado (27), a Vitrine Mais Inovação, na Fazenda Guavirá Poty, em São Gabriel do Oeste, a 116 quilômetros da Capital. Na ocasião, foram apontados os resultados da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial na propriedade. O dia de campo foi idealizado pela propriedade em parceria com o Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste e reuniu cerca de 350 pessoas.

Segundo o supervisor de campo em bovinocultura de corte da instituição, Deilton Medeiros, o produtor recebe o auxílio do técnico para desenvolver até duas tecnologias. Dentre elas estão: Gerenciamento da Propriedade Rural, Recuperação de Pastagem, Renovação de Pastagem, Sistemas Integrados ILP, Sistema de Confinamento e Semi-confinamento. “Em 6 anos a assistência técnica e Gerencial do Senar já auxiliou na recuperação de mais de 58 mil hectares de pastagem, abrangendo todos os municípios que a instituição atende” detalha.

O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Vilson Mateus Brusamarello, afirma que a cada ano há uma evolução na qualidade do evento, além disso, destaca a importância da parceria da instituição na realização dessas ações. “Nós temos uma relação muito forte com o Senar, inclusive no ano passado foram promovidos mais de 120 cursos no sindicato, este ano nós queremos alcançar esse número ou até superá-lo” explica.

Além de presidir o Sindicato Rural de Camapuã, Saturnino Silvério Pereira, recebe a assistência técnica em Bovinocultura de Corte. No evento, ele afirmou que o evento é uma importante forma de formar parcerias. “A aliança do Senar com o sindicato é muito boa. Eu faço parte do programa Mais Inovação há 3 anos e já aprendi muita coisa. É algo fantástico!”.

A produtora rural, Laís Oliveira Maffissoni, também presente no evento, participa da ATeG desde 2017, inicialmente pelo Programa ABC Cerrado e atualmente pelo Mais Inovação. Após atendimento, Laís conta que sua produtividade melhorou 100%. “A administração melhorou muito. O pessoal me deu todas as dicas e as técnicas de como lidar no dia a dia e melhorou demais.” afirma.

O proprietário da Fazenda Guavirá Poty, Renê Miranda Alves, destaca que através do Senar/MS houve um incremento em sua produção. “A parceria fortaleceu muito, primeiro o Senar cooperou através do programa ABC Cerrado, onde a nossa propriedade teve o privilégio de ser escolhida para representar o Brasil junto ao Banco Mundial e nós recebemos a caravana dos seus representantes, do Senar e da Embrapa em 2017”. A propriedade de Alves foi referenciada como modelo do programa. “Isso fortaleceu ainda mais nossa parceria e nós passamos para o programa Mais Inovação que vem desenvolvendo ainda mais nosso sistema de produção e dando muito incremento e visibilidade, dentro do conceito que a gente imagina em pecuária de corte: produtiva, rentável e com os dois pés no chão” alega o produtor.

O evento também contou com a presença do coordenador da ATeG, Nivaldo Passos e o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde de Mato Grosso, Launil José Marquesan.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis