Skip directly to content

Senar/MS auxilia produtor a reduzir área de pasto na pecuária, aumentando sustentabilidade na propriedade

Senar/MS auxilia produtor a reduzir área de pasto na pecuária, aumentando sustentabilidade na propriedade

12/04/2019 - 15:30

Criador diminuiu espaço destinado a animais de 175 para apenas 11 hectares, após programa Mais Inovação

Após o início dos trabalhos da Assistência Técnica e Gerencial, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o criador de gado, Jackson Martins, de Alcinópolis – a 350 km de Campo Grande, conseguiu alocar, mesmo que temporariamente, mais de 190 bovinos em apenas 11 hectares com a reforma de pasto orientada pelo programa Mais Inovação. A implantação só foi possível com o correto gerenciamento de reforma de pastagem. Com o tempo, a projeção é de concentrar 44 animais na área destinada. 

A mudança na gestão fez de Martins um exemplo de sustentabilidade! Além da recuperação de pasto degradado, a ação auxiliou no manejo dos animais e na parte gerencial da propriedade. Esse é o case de sucesso da série “Transformando Vidas” dessa semana.

O produtor explica como tudo começou: “Apesar de estar só com um ano no programa Mais Inovação, já tem muita diferença. Estava com um pasto para reformar e fiz no sistema antigo, mas o resultado não foi muito satisfatório. Acaba jogando dinheiro fora e não resolve o problema. Após aderir à iniciativa, tivemos um resultado muito melhor, por conta da participação do técnico”, comentou.

Com a reforma de pasto feita de forma correta, o aproveitamento da área da propriedade foi melhorado. “Agora aproximadamente 90% dos animais do meu rebanho estão nos 11 hectares que reformamos no programa. Tenho 175 hectares total. Então, o restante vou ter tempo e condições de recuperar com calma e penso em aumentar a produção com isso. Mudou tudo para mim! O resultado, se seguir corretamente, é difícil não dar certo. Praticamente estava pagando para ficar na propriedade. Quero cada vez mais tornar a propriedade sustentável e produtiva”, detalhou.

Com o planejamento e gerenciamento orientados pela assistência técnica, o produtor vê um futuro promissor. “Sabemos quando vamos vender. Temos mais controle. Muda a vida em 100%. Cria expectativa. Você mexe e vê que não está rendendo e desanima. Agora com um caminho trilhado pelo programa, cria uma esperança”, conclui.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e cursos da instituição. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a Bovinocultura de Corte em Mato Grosso do Sul, clique aqui. Saiba mais sobre o Senar/MS na editoria Educação no Campo, acesse aqui.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu