Senar/MS certifica 716 produtores familiares de Terenos no dia 14 de dezembro
Senar/MS certifica 716 produtores familiares de Terenos no dia 14 de dezembro
Na próxima segunda-feira (14), 716 produtores familiares do munícipio de Terenos (MS) receberão certificação por conclusão e aprovação nos cursos do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A cerimônia acontece na Escola Municipal Salustiano da Motta, no assentamento Patagônia, um dos oito que existem na região.
Em relação a 2014, houve um crescimento de 70% no número de turmas oferecidas, passando de 318 para 716 turmas que receberam qualificação profissional. Um dos fatores que estimulou este aumento é decorrente do fortalecimento no atendimento de assistência técnica nos assentamentos da região. A localidade é referência na implantação da metodologia de ATEG – Assistência Técnica e Gerencial, com funcionamento dos programas Mais Leite (141 propriedades), Mais Inovação (16 propriedades) e Hortifruti Legal (35 propriedades).
Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o trabalho em equipe e a criação de uma cooperativa foram fatores fundamentais para o desenvolvimento das famílias participantes nas ações e programas da instituição. “Eu acredito na força do trabalho conjunto, pois é muito mais difícil crescer sozinho. Os produtores de Terenos estão de parabéns pelo comprometimento e o resultado pode ser verificado na evolução de cada produtor”, observa.
A Cooplaf – Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar de Terenos foi criada em maio de 2014 e com pouco mais de um ano conta com 452 cooperados, provenientes de oito assentamentos formalizados. A maior parte dos produtores se dedica à bovinocultura de leite, no entanto, com orientação dos técnicos de campo do Senar/MS, comprovaram a eficácia de diversificar a produção.
Segundo a gestora de programas do ATEG, Mariana Urt, a melhor opção para a agricultura familiar é a diversificação da produção, com a finalidade de obter uma renda constante. “Com orientação adequada, os pequenos produtores podem se dedicar a várias atividades, incrementar a produção e a renda. Desde o início do ano iniciamos a experiência do agente comercializador do Senar/MS que intermedia a venda da produção e garante o escoamento da produção”, reforça.
Serviço – A cerimônia de certificação acontecerá na segunda-feira (14), às 9h, na Escola Municipal Salustiano da Motta, no assentamento Patagônia em Terenos. O Senar/MS é uma das instituições que compõem o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.