Skip directly to content

Senar/MS certifica 92 alunos em Campo Grande nesta segunda-feira

Senar/MS certifica 92 alunos em Campo Grande nesta segunda-feira

20/03/2015 - 16:30

As seis turmas de capacitações concluídas no último trimestre de 2014 pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, intermediadas pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, certificarão 92 participantes, nesta segunda-feira (30), no auditório do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS.

Foram oferecidas as seguintes qualificações: Agricultor Familiar, Criador de Peixe em Viveiro Escavado e Assistente de Planejamento e Controle de Produção, nas vertentes de Bovinocultura de Leite, Corte e ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. As demandas foram feitas por três ministérios: MPA – Ministério da Pesca, Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e tiveram como público alvo produtores familiares, trabalhadores rurais e estudantes ou acadêmicos da área de agronegócios.

Uma das turmas era do Assentamento Estrela, onde foi realizada a qualificação de Criador de Peixe em Viveiro Escavado, no Projeto Isca Viva. Com a mobilização da Prefeitura de Campo Grande, 13 agricultores familiares concluíram o curso. Foi o caso da produtora Aparecida Eising Medeiros que afirmou estar confiante depois de participar de aulas de empreendedorismo. “Eu já fiz outras capacitações do Senar e percebi que temos que ter alguns cuidados com um viveiro como temos em nossa vida: saber comprar, economizar, construir e administrar a produção. O que mais me encantou no curso foi o cuidado com o meio ambiente e as dicas do nosso professor que nos ensinou até a produzir alguns aparelhos para monitoramento do viveiro”, acrescentou.

De acordo com o instrutor do Senar/MS, Alyrio Francisco da Costa Neto, em Campo Grande foi oferecida a técnica de Viveiro Escavado que compreende o método semiextensivo e intensivo de criação de peixe. “Na agricultura familiar é recomendada a modalidade de viveiro escavado, por requerer menor custo de investimento. O produtor poderá ainda aproveitar o excedente das culturas de subsistência, como legumes e verduras, para compor a ração oferecida ao pescado”, detalhou o profissional que possui mais de 35 anos trabalhando no setor.

Neto destacou que o apoio dos órgãos públicos foi essencial para realização das capacitações e avalia que a produção profissional será positiva em vários aspectos. “A qualificação foi solicitada pelos órgãos federal e estadual de pesca, como forma de estimular a produção de peixe. Moramos na Capital do Pantanal, no entanto, o consumo ainda é considerado baixo para o padrão nacional. Temos então que investir na produção em tanques e viveiros, a fim de preservar as espécies nativas”, concluiu.

Resultados em 2014 – O Senar/MS encerrou a programação de 2014 com 112 turmas concluídas, 14 qualificações oferecidas e mais de mil formandos. O diferencial destes cursos foi o público, composto em sua maioria por produtores familiares provenientes de assentamentos e aldeias indígenas em várias regiões do Estado. A projeção da instituição para 2015 é dobrar o número de alunos para dois mil e ofertar novas qualificações, como a de Artesão de Artesanato Indígena.

Serviço – O evento de certificação dos concluintes nos cursos do Pronatec e Pronatec Agro será promovido nesta segunda-feira (30), às 19h, no auditório da Famasul. O endereço é Rua Marcino Santos, 401, Chácara Cachoeira.30