Skip directly to content

Senar/MS certifica participantes do curso de Bovinocultura de Leite de Dourados

Senar/MS certifica participantes do curso de Bovinocultura de Leite de Dourados

09/04/2015 - 16:15

Nesta sexta-feira (10), 39 alunos da capacitação em Bovinocultura de Leite oferecida pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural participarão de cerimônia para entrega de certificados, no Sindicato Rural de Dourados.

O curso demandado pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ofereceu sete turmas em Mato Grosso do Sul, por intermédio do Pronatec Agro – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. No total, o Senar/MS qualificou em bovinocultura de leite 120 alunos nos municípios de Bataguassu, Campo Grande, Dourados (duas turmas), Itaquirai, Sidrolândia e Terenos, somente no ano passado.

Segundo a supervisora regional do Senar, Juliana Cascão, o aproveitamento das turmas foi 100% porque a maioria dos participantes de alguma forma já tinha ligação com o setor. “Metade dos alunos é recém-formada em Zootecnia e os demais concluíram o curso de técnico agrícola, fator que facilita no processo de aprendizado. Eles estão conscientes que os produtores necessitam de assistência técnica e por isso demonstraram proatividade e participação nas aulas”, analisou.

Um fato interessante relatado por Juliana comprova o envolvimento dos alunos. “Em uma reunião de confraternização, um produtor comentava com alguns alunos do curso que para baratear os custos com a produção iria reduzir a quantidade de ração. Eles reagiram imediatamente e explicaram o que seria mais adequado e ainda ajudaram o pecuarista a criar um planejamento de negócios”, detalhou.

Sobre o Pronatec Agro – Em 2014, o Senar/MS ofereceu 16 turmas de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, com vertente em Bovinocultura de Leite, Corte e ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, formando 250 participantes, na qualificação que totalizou carga horária de 240 horas/aulas, distribuídas entre aulas teóricas e práticas.

Serviço – A cerimônia de certificação dos 39 formandos do Pronatec Agro em Dourados acontecerá na sexta-feira (10), às 19h, no Sindicato Rural de Dourados. O endereço é Rua Valério Fabiano, 100, Jardim Alhambra.