Skip directly to content

Senar/MS: Com software da ATeG, produtor de leite gerencia custo de produção

Senar/MS: Com software da ATeG, produtor de leite gerencia custo de produção

26/06/2019 - 17:15

Aproximadamente 900 produtores são atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Leite

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece, por meio da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, consultoria gratuita a produtores rurais em todo o estado. Em Mato Grosso do Sul, 50 municípios são contemplados na cadeia leiteira em cerca de 900 propriedades. Além disso, a instituição oferece cursos de FPR – Formação Profissional Rural e PS – Promoção Social nesta área. Este é o tema do Educação no Campo desta quarta-feira (26).

Segundo o coordenador da ATeG em Bovinocultura de Leite, Juliano Bergler, uma das principais orientações oferecidas é a implantação da gestão no empreendimento. “O produtor que recebe o atendimento consegue ter o custo real de produção. A iniciativa conta com um software, o Sisateg, que organiza os cálculos necessários, durante seis meses, para informar qual é o valor exato dos custos de produção da propriedade".

Bergler explica a metodologia. "A ferramenta reúne dados de um ano e após esse período, quando os números são concretizados, o proprietário consegue visualizar quantos litros precisa produzir para obter uma sustentabilidade econômica”.

Para receber a Assistência Técnica é necessário seguir algumas orientações: Informar o sindicato rural do seu município manifestando o interesse em participar do programa, participar de uma reunião onde é apresentada a metodologia da ATeG, receber o supervisor em sua propriedade para receber validação e participar do curso Negócio Certo Rural que aplica noções de gestão administrativa.

Além da assistência, o Senar/MS disponibiliza capacitação com os temas: Como Produzir Leite com Qualidade, Criação de Bezerras e Novilhas para Produção de Leite, Fabricação Caseira de Derivados do Leite e Manejo Básico de Bovinos de Leite, entre outros. Em 2019, cerca de 2 mil pessoas participaram em mais de 160 cursos oferecidos pela instituição nesta vertente.

Educação no Campo – Todas as quartas-feiras o Senar/MS divulga alguma opção de qualificação em uma cadeia produtiva específica do Agro. Acompanhe!

Para solicitar assistência técnica em sua propriedade, procure o sindicato rural do seu município. Quer se informar mais sobre as capacitações? Entre no site do Senar/MS e saiba mais. Saiba mais sobre a editoria Mercado Agropecuário aqui!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis