Senar/MS compõe painel do setor produtivo em Seminário de Educação Profissional
Senar/MS compõe painel do setor produtivo em Seminário de Educação Profissional
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS fez parte do painel de indústria, agronegócio, comércio e serviços do Seminário Educação Profissional articulada ao Setor Produtivo de MS. O evento realizado pelo Governo de MS aconteceu nessa quarta-feira, em Campo Grande e tem como objetivo aprimorar o aperfeiçoamento da educação para o setor produtivo.
No painel que encerrou o evento, o diretor técnico do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Renato Roscoe falou da dinâmica da instituição nas ofertas de cursos. “O ensino técnico na área rural ainda é relativamente novo para a entidade, mas temos um facilitador que os sindicatos rurais presentes em 69 municípios, que demandam por qualificações, com inovação e sustentabilidade. O que temos hoje são gestores de máquinas e não mais operadores”.
O governador de MS, Reinaldo Azambuja falou da expectativa com a realização deste Seminário. “Precisamos incluir no plano educacional o potencial de cada região do estado. É nos municípios que o desenvolvimento econômico acontece, as características de cada local devem ser priorizadas. E para isso é necessária organização, inovação e equidade no conteúdo ofertados aos jovens, o ensino técnico como parte do ensino médio”, explica.
A especialista e autora de livros voltados à educação, Ana Amelia Inoue, fala das condições que devem ser dadas para os estudantes. “Mato Grosso do Sul é pioneiro no ensino técnico para o nível médio e é também o estado que tem o maior número de cursos profissionalizantes. As capacitações dão suporte para que os jovens ganhem fôlego e decidam o que querem para graduação. Por isso, acredito que a iniciativa ilumina o caminho”.
Participaram do evento, o secretário da Semagro, Jaime Verruck; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o diretor técnico do Sistema Famasul, Renato Roscoe; a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola, entre outros representantes de entidades ligadas públicas e privadas ligadas a educação e profissionalização.
Profissionalização do Senar/MS
O Curso Técnico em Agronegócio do Senar/MS está com a 4ª turma de alunos, com 600 matriculados. O estado possui oito polos, sendo eles nos municípios de Aparecida do Taboado, Coxim, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Maracaju e Três Lagoas. No Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte passará atender com educação técnica profissional no semestre de 2018.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque