Skip directly to content

Senar/MS e Fazenda Córrego Azul recebem prêmio nacional por excelência em Programa de Aprendizagem Profissional Rural

13/11/2019 - 16:45

Fotos: Leandro Abreu/Sistema Famasul

O Senar de Mato Grosso do Sul e a Agropecuária AH – Fazenda Córrego Azul, localizada em Brasilândia, foram os grandes vencedores do Prêmio Aprendizagem – “Aprender para Crescer”, do Senar Central. Desenvolvido em parceria com as administrações regionais, o prêmio reconhece as empresas que executam com excelência programas de Aprendizagem Profissional Rural.

Com foco na pecuária de corte, a Fazenda Córrego Azul atendeu todos os critérios previstos no edital da seleção com o curso “Aprendizagem em Administração Rural”.

“A empresa possui hoje três projetos voltados para crianças e jovens que residem nas fazendas: a Fundação AH é responsável pelas crianças de 4 a 12 anos, o Projeto Mirim pelos jovens de 12 a 14 anos e faltava a continuidade para os jovens aprendizes. Foi aí que a parceria com o Senar/MS se encaixou tão bem”, explica o proprietário da Agropecuária AH – Fazenda Córrego Azul, Helder Höfig.

“Nossa empresa tem como meta contribuir para o desenvolvimento humano no meio rural. Ser reconhecido nacionalmente encoraja ainda mais nossas equipes a aprimorar o projeto e as parcerias. No mesmo dia que recebemos a notícia do prêmio [11 de novembro], estávamos iniciando a 3ª turma do Jovem Aprendiz”, conta o empresário.

Para o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, a propriedade é exemplo de como deve ser desenvolvida uma aprendizagem rural. “Temos um processo inovador que faz jus à proposta do Senar. O empresário local tem um trabalho educacional de tempos já voltado a crianças de 4 a 14 anos, filhos de funcionários. Com a parceria do Senar/MS ele implementou o Jovem Aprendiz, selecionando os melhores alunos para participarem do processo seletivo. Hoje, muitos já estão empregados na própria fazenda, que é um modelo para a pecuária do estado”, disse.

“Investir em aprendizagem é o caminho para o desenvolvimento do setor produtivo, especialmente quando se trata de jovens, das futuras gerações. Muito nos orgulha a Fazenda Córrego Azul, atendida pelo Senar/MS, ser reconhecida pela inovação e por incentivar o empreendedorismo, fundamental para o avanço econômico de Mato Grosso do Sul”, reforçou o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.  

Critérios - O prêmio, que está na 2ª edição, avaliou as iniciativas voltadas para os jovens aprendizes concluídas entre 1º de setembro de 2018 e 1º de setembro de 2019.

Entre os critérios para escolha do projeto vencedor, a comissão julgadora avaliou o envolvimento da empresa contratante na elaboração e promoção da prática profissional, o desenvolvimento profissional dos aprendizes ao longo do curso, iniciativas inovadoras na Aprendizagem, taxa de conclusão e aprovação dos aprendizes ao final do curso e número de efetivações dos aprendizes.