Senar/MS entrega certificados em Miranda e fortalece qualificação rural
Senar/MS entrega certificados em Miranda e fortalece qualificação rural
Cerimônia aconteceu nessa quarta-feira na propriedade rural BRPec
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena promoveram, na noite dessa quarta-feira (06), a entrega de certificados para os alunos aprovados durantes as qualificações realizadas entre janeiro e novembro de 2017. A cerimônia foi realizada no salão social da empresa agropecuária BRPec e reuniu mais de 200 pessoas.
“Apenas em 2017 o sindicato rural capacitou 1.700 pessoas . Se pensarmos que o município de Miranda possui, aproximadamente, 26 mil habitantes, sendo que mais de 10 mil vivem e trabalham na área rural, logo o Senar/MS capacitou mais de 15% da população que reside no campo nessa região. É um número muito expressivo e importante para todo o estado”, apontou o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.
“O conhecimento do trabalhador e empreendedorismo do produtor transformam a realidade. Com uma pecuária pujante, cada vez mais tecnificada, e a adoção de tecnologias a partir da entrada da agricultura, Miranda tem se tornado um grande referencial”, completou Galvan.
O presidente do Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena destacou a importância da parceria. “A cada ano os resultados impressionam pela quantidade e qualidade da mão de obra formada por meio dos cursos oferecidos”, frisa Adauto Rodrigues.
A Fazenda BRPec foi um dos destaques, este ano, no programa de Intercâmbio AgroBrazil da CNA, que trouxe adidos agrícolas da África do Sul, Argentina, China, Coreia do Sul, Indonésia, Myanmar e Tailândia, para uma visita. A propriedade foi escolhida por ser referência na produção sustentável e, principalmente, pelo alto padrão relacionado à qualidade, saúde e segurança dos colaboradores e à preservação ambiental.
“Desde 2003 já treinamos 1.700 pessoas e chegamos até aqui com muito empenho. O conhecimento aqui construído faz parte do desenvolvimento da vida de cada um”, destacou o diretor de agricultura da Fazenda BRPec, Adriano Saraceni Bandeira.
O diretor de pecuária, Anderson Vargas, comentou que “a evolução da nossa empresa depende significativamente da mão de obra e, assim, a parceria com o Sindicato, Senar e Famasul é fundamental para o fortalecimento da força de trabalho”.
O vereador Assumpção Junior, que no ato representou a Câmara Municipal de Miranda, ressaltou que “a entrega do certificado do Senar/MS é o reconhecimento do esforço de cada trabalhador, que foi despertado para a vontade e o comprometimento”.
Conhecimento que faz a diferença – Jorge Luis de Aguiar é operador de máquina na empresa há três anos. Já participou de três qualificações voltadas à mecanização agrícola. “Adquiri conhecimento e tenho mais capacidade de diversificar minha atividade, podendo trabalhar em mais máquinas. Afinal a tecnologia não para”, declarou.
A esposa dele, Josineli Rodrigues da Silva, participou de 12 cursos desde o ano no local, entre eles cultivo de orquídeas e corte e costura. “Já estou até confeccionando roupas. A gente aprende até mesmo reaproveitar, principalmente alimentos que são produzidos aqui, como o milho. Não quero ficar parada e se tiver mais cursos vou fazer”, disse a dona de casa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS – Rodrigo Corrêa