Skip directly to content

Senar/MS entrega certificados para alunos qualificados em Ponta Porã

Senar/MS entrega certificados para alunos qualificados em Ponta Porã

12/05/2015 - 15:30

Duas turmas com 89 alunos concluintes de qualificações profissionais promovidas pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural receberão certificação nos dias 12 e 13 de maio em Ponta Porã. As entregas de certificados dos cursos ofertados no ano passado por intermédio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego serão realizadas nesta terça e quarta-feira.

O primeiro evento acontecerá na terça (12), no Assentamento Itamarati, às 10h, voltado aos formandos do curso de Criador de Peixe em Tanque Rede. Já na quarta-feira (13) a cerimônia será realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho do município, a partir das 18h, e contemplará os aprovados no curso de Assistente de Planejamento e Controle da Produção, na vertente de ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta.

Em 2014, o município de Ponta Porã foi contemplado com 12 turmas de Pronatec e Pronatec Agro distribuídas da seguinte forma: quatro turmas de Horticultura Orgânica, quatro de Viveiricultura, duas de Assistente de Planejamento em ILPF e duas de Criador de Peixe em Tanque Rede. Ao final das capacitações, 137 participantes foram aprovados e deste total, 89 receberão os certificados.

Segundo a coordenadora educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, as capacitações foram demandas por três ministérios. “Os cursos foram solicitados pelos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), Agricultura e Pecuária (Mapa) e Pesca (MPA) com a finalidade de levar qualificação profissional aos trabalhadores e produtores e de atender as aptidões econômicas da região”, pontuou.

Destaque – O curso de Criador de Peixe em Tanque Rede, promovido para 27 moradores dos assentamentos Itamarati II e Bafo de Onça, ofereceu mais uma opção de atividade econômica, visto que a maioria das famílias obtém sustento com a bovinocultura de leite, horticultura e piscicultura.

O agricultor familiar Darci Elemar de Vargas, 51 anos, mora há 10 anos em um lote de seis hectares no assentamento Itamarati II e possui um pomar com 200 espécies de frutas que comercializa na região. Ele conta porque decidiu apostar na piscicultura e participar do curso. “Sempre trabalhei com agricultura e quando consegui meu lote investi na fruticultura. Agora, soube que será construído um frigorífico de peixe na região e a demanda por pescado aumentará muito”, esclarece.

A animação dos alunos foi tanta que ao final da capacitação o grupo iniciou a formatação de uma cooperativa entre os assentamentos vizinhos e contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Ponta Porã e do Sindicato Rural. “O pessoal da nossa turma de piscicultura está animado para montar uma cooperativa que ajudará os pequenos produtores. Já temos até estatuto, falta apenas decidir o nome e começar o trabalho”, acrescenta Vargas.

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Jean Pierre Paes Martins, a parceria entre a entidade e o Senar/MS é fundamental para ampliar a qualificação no meio rural da região. “Nós acreditamos na importância da qualificação profissional, seja no campo ou na cidade, ainda mais no formato oferecido pelo Senar/MS, que leva o conhecimento as pessoas que mais precisam”, conclui.