Skip directly to content

Senar/MS: Fruticultora aumenta produtividade, organiza administração e começa a vender para rede atacadista

Senar/MS: Fruticultora aumenta produtividade, organiza administração e começa a vender para rede atacadista

19/04/2019 - 08:00

A comercialização de frutas da produtora rural, Ana Maria de Jesus Cordeiro, se limitava apenas ao ‘boca a boca’. Após o trabalho realizado pela equipe da Assistência Técnica e Gerencial realizada pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na propriedade localizada em Terenos, a fruticultora alcançou uma alta produtividade, obteve uma organização melhor da propriedade e começou a vender para grandes mercados atacadistas locais.

Ana Maria contou como todas as evoluções aconteceram: “Eu conheci o Senar/MS por intermédio dos cursos que fiz. Já tem dois anos que faço assistência técnica. Antes era bem difícil, porque a gente não tinha para onde escoar, perdíamos muita coisa, não sabíamos direito como trabalhar. Íamos para terra com a cara e a coragem. Trabalhávamos muito, ganhávamos muito pouco e, a partir do momento que recebi assistência técnica, as coisas melhoraram bastante”, recorda do início a produtora.

Atualmente a produtora, destaque do ‘Transformando Vidas’ dessa sexta-feira, produz quiabo, jiló e abobrinha. “Estamos começando também a produzir banana, laranja, uva e goiaba. Orientações e sugestões do técnico. Até agora, tudo que ele nos passou sempre teve um retorno bom”, detalhou.

A orientação técnica dada pelo Senar/MS abordou da produção à venda dos produtos. “Agora o meu produto é aceito nos mercados. Eu produzia de qualquer maneira, não tinha noção do que é um produto de primeira, de segunda. Eu só sabia que eu queria produzir. Nós não sabíamos como administrar nada”.

Ana Maria ainda avaliou a participação do Senar/MS em sua vida. “O Senar é um grande parceiro. A principal diferença é a lucratividade. Nossos produtos não tinham qualidade. Antes vendia tudo por aqui, para quem passava e perdia muita coisa no campo. Agora tem para onde ir. Pretendemos ir muito além!”, prevê.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica da instituição. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a Fruticultura em Mato Grosso do Sul, clique aqui. Saiba mais sobre o Senar/MS na editoria Educação no Campo, acesse aqui.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu