Skip directly to content

Senar/MS homenageia colaboradores no Encontro de Instrutores

Senar/MS homenageia colaboradores no Encontro de Instrutores

24/02/2015 - 16:45

O primeiro dia do Encontro de Instrutores foi marcado pelo reconhecimento aos colaboradores responsáveis por atuar diretamente na qualificação de pequenos produtores rurais atendidos pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Meiry Loureiro e Manoel Francisco, instrutores com mais tempo de atuação na instituição foram homenageados em reconhecimento aos serviços prestados há mais de duas décadas.  Os dois profissionais atuam nas qualificações de inseminação artificial e bovinocultura de leite e corte e são responsáveis por levar conhecimento e experiência para centenas de participantes.

Médico veterinário por formação e especializado em Zooctenia Manoel Francisco avalia que nos últimos 10 anos de trabalho a inclusão do serviço de extensão rural transformou a vida de muitos participantes formados nos cursos do Senar. “Senti uma mudança positiva no trabalho realizado, pois nosso trabalho é ensinar as técnicas corretas aos trabalhadores. No entanto, eles se sentem mais seguros por contarem com acompanhamento de profissionais experientes, que esclarecem as dúvidas que surgirem no manejo diário”, apontou.

O presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler, destacou a importância da instituição para o desenvolvimento profissional do agronegócio no Estado e no país e lembrou a participação essencial dos instrutores. “O Senar vem contribuindo de forma efetiva na profissionalização e capacitação profissional do agronegócio brasileiro. No entanto, o papel de maior relevância está nas mãos de vocês, instrutores que nos representam junto com o público, no dia a dia do curso e também na assistência rural oferecida. Os resultados obtidos são consequência de muito trabalho, foco nos resultados e de uma equipe capacitada, por isso investimos também na qualificação de nossos instrutores”, reforçou.

A confirmação do crescimento do Senar em Mato Grosso do Sul foi apresentada pelo superintendente regional, Rogério Beretta, que detalhou os números de turmas oferecidas e alunos atendidos. “Nosso planejamento para 2014 era oferecer 1.270 turmas de FPR – Formação Profissional Rural, no entanto encerramos o ano com 1.870 cursos e mais de 22 mil pessoas atendidas. O crescimento foi expressivo e planejamento para este ano é oferecer 2.062 turmas, chegando a 25 mil trabalhadores e produtores atendidos”, complementou.

Beretta lembrou ainda a importância da parceria oferecida pelos 69 Sindicatos Rurais do Estado que colaboram como parceiros em todas as atividades do Senar. “Nós temos que reconhecer o importante trabalho dos sindicatos no processo de oferta e realização de cursos. Os mobilizadores são essenciais em identificar as necessidades de cada região e quem é o público alvo”, complementou.

Foram realizadas duas palestras, a primeira ministrada pelo chefe de gabinete da Secretaria Executiva do Senar Central, Abdon Miranda, e a segunda com a escritora e PhD em Filosofia, Dulce Magalhães. O Encontro de Instrutores  acontece até a quarta-feira (25), no Hotel Âncora, em Campo Grande, e reúne os 194 instrutores de cursos do Senar/MS.