Skip directly to content

Senar/MS inicia 2019 com nova turma do Curso Técnico em Agropecuária

Senar/MS inicia 2019 com nova turma do Curso Técnico em Agropecuária

08/02/2019 - 15:45

Sessenta novos alunos, sendo 30 no período matutino e 30 no vespertino, iniciaram, nesta semana, as atividades do Curso Técnico em Agropecuária do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Essa é a segunda turma da capacitação desde da aula inaugural do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em agosto de 2018, localizado em Campo Grande.

Para o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, a iniciativa objetiva superar a necessidade do setor produtivo por mão de obra qualificada. “A tecnologia, cada vez mais presente no meio rural, eleva a produtividade no campo e, consequentemente, exige conhecimentos específicos por parte do trabalhador. O curso prepara profissionais especialistas em bovinocultura, que saem com alto nível de conhecimento para ser aplicado nas atividades do campo”, ressalta.

No último processo seletivo concorreram seis candidatos por vaga. “Os novos alunos chegam aqui com boas impressões repassadas pelos veteranos e com grande expectativa, principalmente, para aqueles que nunca tiveram contato com as atividades do agro. A turma que deu início em 2018, está na fase prática da capacitação. Animação e o anseio pela busca do conhecimento definem bem as aulas que acontecem no campo”, diretora do Centro de Excelência, Andrea Di Francesco.

Alunos de Excelência

O aluno Samuel Menezes, tem 22 anos, já teve contato com o agro e sempre gostou do campo, mas a maior parte da experiência profissional foi em outras áreas. Fez a inscrição depois do conselho de um amigo, que já é aluno do curso. “A minha expectativa é muito grande pois sei que o Senar/MS é muito respeitado. Quero aprender mais e futuramente pretendo ingressar em agronomia, fazer especialização e, é claro, entrar de vez na área”.

Foi por indicação do esposo, produtor rural, que Juliana Corrêa, advogada, soube do curso. “Meu objetivo é adquirir conhecimento e assim, aplicar o conteúdo na propriedade da família, aumentando a eficiência e rentabilidade. Apesar de ser uma área diferente da minha atuação, acredito que ambas podem coexistir e auxiliar no crescimento do setor e na organização como empresa”.

Em 2020 o Senar/MS colocará à disposição do mercado de trabalho 124 profissionais qualificados pelo curso que tem carga total de 1.400 horas, distribuídas em quatro semestres letivos. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque