Skip directly to content

Senar/MS leva saúde a trabalhadores rurais e produtores familiares de Três Lagoas

Senar/MS leva saúde a trabalhadores rurais e produtores familiares de Três Lagoas

02/06/2017 - 17:15

Mais de 300 pessoas participaram do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural no Posto de Saúde do Distrito de Arapuá, em Três Lagoas. A ação é uma iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que contou com a parceria do sindicato rural, secretaria municipal de Saúde e SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia.

“Pelas dificuldades de sair da zona rural e ter acesso aos serviços públicos de saúde na cidade, pensamos em trazer esses atendimentos específicos mais próximos aos trabalhadores e produtores rurais para eles terem bem-estar e qualidade de vida cada vez melhor, assim é possível garantir o sustento das famílias e uma produtividade melhor no campo”, destaca o diretor-executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan.

Para o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia, o programa proporciona desenvolvimento ao meio rural: “Nós entendemos que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. Você ter que lidar com alternativas paliativas ou posterior a descoberta de uma doença, podendo ser muito tarde, não será possível saber o êxito do tratamento. Essa é uma ação do Senar e do Sistema Famasul que atenderam ao nosso pedido e hoje a população entendeu a importância de chegar aqui e ter atendimento, fazer exames, e sair daqui com informação”.

A programação foi voltada para toda família. Enquanto os adultos passavam pelos atendimentos, as crianças tiveram oportunidade de recreação e atividades pedagógicas.  Além das palestras foram realizados serviços como teste de glicemia capilar, aferição de pressão, atendimento odontológico, vacinação, orientação em Saúde Bucal e orientação em Saúde do Trabalhador. Além disso foram feitos 54 testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sifilis e Hepatite. Os números de atendimentos foram bem representativos: 82 mulheres fizeram preventivo de Mama (toque) e foram 72 coletas de preventivo. Já 82 homens passaram pela consulta com o urologista.

O médico urologista da SBU/MS ressalta que o índice de câncer de próstata é alto nos trabalhadores rurais. “Além da dificuldade de acesso, existe o preconceito de fazer esses exames, o que atrapalha no bem-estar. Quando um paciente chega na consulta e é diagnosticado o câncer de próstata, a doença já está em estágio avançado. Ele tem que se afastar do trabalho para fazer o tratamento, e perde muito”, diz Marcelino Chehoud Ibrahim.

Longe de qualquer preconceito, o trabalhador rural autônomo Roberto Meira de Souza veio até o posto de saúde para ação. Hoje com 43 anos, ele afirma que desde os 39 anos faz o PSA para prevenção do câncer de próstata. “Eu fico muito feliz de ter essa oportunidade sem precisar me deslocar para cidade e ter que pagar uma consulta de forma rápida, é um privilégio. Eu vim preparado para esse momento e graças a Deus deu tudo certo”, declara Roberto.

Maria Mercedes dos Santos Bispo, de 51 anos, há 20 anos mora no distrito de Arapuá e nunca tinha participado de uma iniciativa como a do Senar/MS. “Fui muito bem atendida e passei por todos os atendimentos e fiz os exames disponíveis. Não tenho veículo para ir até a cidade e estou afastada do trabalho por problemas de visão e de coluna. Não teria condições de fazer esse check up de uma vez só se não fosse nesse dia aqui”, diz.

No próximo dia 10 de junho será a vez de Novo Horizonte do Sul receber o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. O evento, que é uma realização do Senar/MS com o Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, vai acontecer na Escola Municipal Eduardo Pereira Calado, a partir das 8 horas.


Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS – Rodrigo Corrêa