Skip directly to content

Senar/MS oferecerá Curso de Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas

Senar/MS oferecerá Curso de Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas

06/04/2015 - 16:15

Devido à expansão nas atividades agrossilvipastoris no Estado, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural investe em cursos direcionados a gestão rural, operação de maquinários diversos e normativas reguladoras de obrigações, competências, segurança no trabalho, meio ambiente, transporte e edificações (NR 31 e NR33).

Entre os cursos mais demandados para produtores e trabalhadores rurais que se dedicam a agricultura está o de ‘Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas’. No mês de abril serão oferecidas nove turmas em diferentes regiões do Estado. O primeiro município que receberá o curso é Costa Rica, onde a formação será ministrada entre os dias 8 e 10 de abril, na Fazenda Nova Geração.

De acordo com o mobilizador do Sindicato Rural de Costa Rica, Júnior Antônio de Oliveira, a maior parte das demandas é feita por propriedades rurais ou empresas que atendem diretamente o setor rural na região. “Comecei a trabalhar no sindicato rural em 2008 e naquela época, a maioria dos cursos solicitados eram no setor pecuário. No entanto, com a expansão das lavouras de cana-de-açúcar, atualmente 80% das solicitações são da agricultura”, revelou.

Oliveira acrescenta que os três cursos mais demandados são de NR31, NR33 e os de operação e manutenção de máquinas agrícolas. “Encerramos o ano com 87 capacitações oferecidas e a maior parte foram na área de Formação Profissional Rural. Já retomamos nosso trabalho de interlocução com produtores e empresas para aumentarmos estes números”, pontuou o mobilizador.

Os demais municípios que terão o curso ‘Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas’ são: Ribas do Rio Pardo (13 a 15 e 15 a 17 de abril), Caracol (14 a 16 de abril), Amambai (14 a 16 de abril), Antonio João (15 a 17 de abril), Bela Vista (15 a 17 de abril), Miranda (20 a 22 de abril) e Brasilândia (27 a 29 de abril).

Serviço – Os interessados em participar do curso de Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas devem atender requisitos como ser maior de 18 anos, ter experiência como tratorista agrícola e ter concluído o 5º ano do ensino fundamental.