Senar/MS participa do Três Lagoas Florestal com oficinas de prevenção a incêndios
Senar/MS participa do Três Lagoas Florestal com oficinas de prevenção a incêndios
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural são parceiros do evento Três Lagoas Florestal realizado no município, entre os dias 28 e 30 de março. Como nas edições anteriores, serão oferecidas informações sobre o setor, por intermédio de oficinas, além de um estande que terá esclarecimentos sobre as ações e treinamentos idealizados especificamente para o setor florestal.
Mato Grosso do Sul ocupa a 3ª posição no ranking nacional de florestas plantadas, com área de 926,4 mil hectares. Três Lagoas se destaca com 217,7 mil hectares, participando de 23,4% da produção nacional. Os números levantados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística comprovam a vocação econômica da região que sediará o lançamento da 5ª ‘Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’, promovida pela Reflore/MS – Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas.
O Senar/MS é parceiro desta iniciativa e oferecerá duas oficinas de ‘Prevenção a Incêndios Florestais’, com informações sobre legislação, prevenção e controle de possíveis focos. O consultor técnico do Sistema Famasul, Clovis Tolentino, explica como é possível participar dos treinamentos: “Serão oferecidas duas turmas com 30 participantes cada, mas, será necessário confirmar a participação por meio de inscrição online”, detalha.
Tolentino acrescenta que os visitantes terão oportunidade de conhecer mais detalhes sobre os novos cursos oferecidos pelo Senar/MS com intuito de atender o setor. “Estão programadas reuniões com empresas, sindicatos e prestadores de serviços que atuam na área florestal, realizadas no estande da instituição. O intuito é apresentar nosso comprometimento com o desenvolvimento desta cadeia produtiva”, conclui.
O engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho, Fernando Pirolo ministrará uma oficina que abordará conceitos básicos sobre legislação que regula e previne as queimadas que podem ocorrer no setor agropecuário. “A ideia é levar aos participantes noções de como se preparar para casos de focos de incêndio naturais ou acidentais em propriedades ou empresas rurais”, explica o profissional que é instrutor do Senar/MS há cinco anos e foi um dos idealizadores da capacitação.
Serviço – Os interessados em saber mais informações sobre o evento e formalizar a participação nas oficinas devem acessar o seguinte endereço eletrônico: http://ow.ly/YWvd30af03a e http://ow.ly/dt1m30af06z
Sobre a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios, o tema deste ano é “Vida e Fogo não combinam – Evite e Denuncie Incêndios Florestais”. No lançamento, a entidade apresentará dados referentes ao tema e também informações sobre as atividades que serão desenvolvidas durante o ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Aline Oliveira