Skip directly to content

Senar/MS: Produtora de ovinos reduz gastos e aumenta produtividade em 15%

Senar/MS: Produtora de ovinos reduz gastos e aumenta produtividade em 15%

01/03/2019 - 14:15

Com apenas sete meses de participação no programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, a produtora rural, Sônia Zaparoli Beretta, já apresenta resultados significativos na redução de gastos e aumento de produtividade.

Entre as principais mudanças, a produtora aponta que as matrizes foram reduzidas em 20%, porém, no período, foi contabilizado o aumento de 15% no peso do cordeiro na desmama, poupando tempo e investimento no confinamento. Com todos esses resultados, a história da dona Sônia é a experiência de sucesso da série Senar/MS Transformando Vidas desta semana.

A Sônia conta como tudo começou: “A primeira experiência foi o primeiro curso que fizemos em Sidrolândia, no sindicato rural. Foi muito bom, deu uma noção geral na parte de sanidade, na parte de manejo reprodutivo, alimentação, nutrição. Agora estamos tendo um contato maior com o programa de ATeG, com a equipe técnica. Fizemos o curso Negócio Certo Rural e, por dois anos, recebemos a orientação e assistência”.

Criando ovinos desde 2011, a principal mudança na propriedade da família foi na área gerencial. “Eu já tinha o hábito de anotar tudo e fazer o controle. O fato é que sempre tentamos fazer uma administração correta, da melhor forma que a gente sabia. Eu conseguia ter alguns números e melhorá-los, mas com a presença do Senar/MS, quando entrou o ATeG, virou de fato: gestão e planejamento”, afirmou.

As mudanças e ganhos na prática já começaram a surgir para Sônia, mesmo com pouco tempo de programa: “Levantamos alguns índices, conseguimos fazer melhor uma seleção dos animais, elencamos os mais produtivos e, com isso, conseguimos diminuir o número de matrizes e elevar a produtividade, além de reduzir, consideravelmente, os custos, principalmente, porque utilizamos menos pastagens, medicação, facilitando o manejo”, detalhou.

Satisfeita com a assistência, Sônia ressalta que a rotina de todos da propriedade, até dos funcionários, mudou. “A avaliação é muito positiva, os técnicos são excelentes. Conseguimos melhorar demais, aumentando o lucro, e hoje tudo está de uma forma muito mais clara. Inclusive, a forma que a gente trata e trabalha com os funcionários. Eles estão engajados! Eles mesmos sabem da importância e às vezes nos cobram e nos alertam. Mudou a rotina de todos e para melhor”, concluiu.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar nas propriedades contempladas pelos programas e assistências da instituição. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a ovinocultura de corte em Mato Grosso do Sul, clique aqui. Saiba mais sobre o Senar/MS na editoria Educação no Campo, acesse: https://bit.ly/2XuqCfm.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu