Skip directly to content

Senar/MS: Programação da 31ª Expobai tem vitrine tecnológica em Horticultura e Circuito Pecuário

Senar/MS: Programação da 31ª Expobai tem vitrine tecnológica em Horticultura e Circuito Pecuário

10/09/2019 - 08:00

Fotos: Leandro Abreu/Sistema Famasul

Com estande institucional, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – participou da programação da 31ª Expobai com Vitrine Tecnológica em Horticultura e o Circuito Pecuário. Foram repassadas aos produtores rurais da região orientações técnicas, apresentação de novas tecnologias e palestras dos setores.

“A vitrine tecnológica em horticultura traz a difusão de tecnologias para o produtor rural. Trabalhamos em Amambai com o que a região tem mais força e pode crescer, que é a hidroponia e o cultivo de morango. Levamos para a Expobai esse conhecimento voltado ao produtor rural, mas que também atraiu pessoas de fora do segmento e que também foram atendidas. Mostramos que dentro da horticultura existe tecnologia e o Senar/MS está ali para levar essas tecnologias ao produtor”, comentou Darlan Flauzino, supervisor da Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura.

Foram três dias de feira com exposições de hidroponia, cultivo de morango, orientações técnicas, entre outras ações do Senar/MS.

Já durante o Circuito Pecuário as palestras apresentadas nos dois dias de evento abordaram mercado, exportações e questões sanitárias e ambientais da cadeia produtiva.

“Dividimos em dois dias o evento, tentando trazer assuntos relevantes da cadeia. No primeiro dia falamos sobre legislação ambiental para confinamento, sobre as tendências de mercado com a palestra da Scot Consultoria e por fim apresentamos o programa de Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte, apresentando os resultados conquistados desde 2012. No segundo dia falamos de sanidade bovina e fechamos o Circuito com uma palestra sobre o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, em que somos um estado estratégico, sendo o 4º maior rebanho do país, o 2º em produção e o 4º em exportação de carne bovina. O objetivo foi trazer palestras que agreguem ao produtor rural com novidades e manter sempre atualizado. Próxima etapa será em Três Lagoas”, detalhou o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte, Fabiano Pessatti.

A programação foi composta pelas palestras: ‘Legislação Ambiental para Confinamentos’, ministrada pelo técnico de campo do Senar/MS Magno Balbuena; ‘Estratégias e Oportunidades do Mercado da Pecuária de Corte’, ministrada pelo zootecnista Rafael Ribeiro, da Scot Consultoria; ‘Apresentação Programa ATeG em Bovinocultura de Corte’, ministrada pelo supervisor do ATeG Térssio Ramalho; ‘Cisticercose e Raiva’, ministrada pelo médico veterinário Gelson Sandoval Júnior, da Iagro; e ‘Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa’, ministrada pela analista técnica do Senar/MS, Fernanda Oliveira.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Leandro Abreu